Cine Debate: Menino 23
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloízio Silva (o "menino 23") e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o "Dois"), revelam suas histórias pela primeira vez.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Sidney Aguilar
Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002).

Bianca Lenti
Graduada em jornalismo, sócia e diretora da Giros. Assina o roteiro dos três últimos longas documentais da Giros: Amazônia Eterna (2012), Menino 23 (2016) e Nazinha (em fase de pré-produção). Atualmente conduz a direção artística de uma série de projetos em produção para os Canais Curta!, + Globosat, CinebrasilTV, Arte 1 e TLC.
Data
15/10/2016 a 15/10/2016
Dias e Horários
Sábado, 15h às 18h
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.