Atividades

Mulheres e Direção de Cinema

Autografias
Cineastas mulheres: um panorama histórico

Voltar para o início Cineastas mulheres: um panorama histórico

Programa

A partir da pesquisa realizada para a escrita do livro Cineastas Mulheres: Um panorama histórico (LiberArs, 2018), a palestra apresenta alguns aspectos referentes à participação das mulheres como diretoras em diferentes momentos da História do cinema mundial e nacional.

Partindo da definição "Cinema de mulheres", a qual não é aceita por algumas cineastas, inclusive pelas entrevistadas para a escrita do livro, discutir-se-á se as produções realizadas por mulheres são dotadas de especificidades que as diferenciam de algumas produções realizadas por cineastas homens.

Além disso, serão destacados alguns estudos no que diz respeito à participação das cineastas no cenário cinematográfico e sobre a mulher no cinema; os filmes de algumas cineastas pioneiras nos cinemas norte-americano, europeu, latino-americano e brasileiro serão mencionados, com o intuito de demonstrar, que apesar de representarem um número inferior se comparadas com filmes dirigidos pelos homens, produções de cineastas mulheres estiveram presentes em diferentes momentos da História do Cinema.


A palestra propõe a reflexão sobre a questão de gênero na direção em cinema e o estímulo aos estudos sobre as mulheres cineastas, tendo em vista que a historiografia tradicional do cinema não considerou o trabalho de muitas delas. Conhecer as obras e as trajetórias dessas mulheres faz-se necessário para o entendimento do caráter diverso e das múltiplas possibilidades da sétima arte.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Cleonice Elias da Silva

Cleonice Elias da Silva

Mestre em História Social pela PUC/SP e doutoranda na mesma área e instituição. Autora dos livros Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica (Desconcertos, 2019) e Cineastas Mulheres: um panorama histórico (LiberArs, 2018).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

11/02/2020 a 11/02/2020

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis