Curso On-Line
Cinema de periferia nas últimas décadas
Voltar para o início
Programa
O ciclo, coordenado por Wilq Vicente, propõe uma análise aprofundada da produção cinematográfica realizada nas periferias urbanas brasileiras nos últimos anos. A iniciativa busca também relacionar essas obras com outras expressões culturais e audiovisuais surgidas desde a segunda metade do século XX, incluindo produções de comunidades indígenas e de grupos tradicionais não urbanos.
O objetivo é compreender como essas narrativas dialogam com transformações sociais, políticas públicas e dinâmicas territoriais.
O ciclo destaca a consolidação de uma linguagem cinematográfica própria, criada por coletivos, cineastas e produtoras independentes que trabalham a partir de vivências periféricas - tanto no sentido geográfico quanto simbólico. Trata-se de um cinema contemporâneo, plural e em constante reinvenção.
O crescimento dessa cena nas últimas décadas esteve diretamente ligado ao fortalecimento das políticas públicas culturais, à expansão das tecnologias digitais, ao maior acesso ao ensino superior e à valorização de narrativas que abordam temas como desigualdade, violência, identidade, gênero, território, entre outros.
24/11, 15h às 17h
Rap, o Canto da Ceilândia (2005), 20 anos depois
Com Adirley Queirós.
Mediação: Wilq Vicente.
25/11, 15h às 17h
Políticas públicas de fomento: avanços e perspectivas para o cinema de periferia
Com Marcelo Ikeda.
Mediação: Wilq Vicente.
1/12, 15h às 17h
Narrativas audiovisuais das periferias nas últimas décadas
Com Larissa Barbosa e Fabio Rodrigo.
Mediação: Wilq Vicente.
2/12, 15h às 17h
Circuitos de exibição: mostras, festivais, salas de cinema e streaming
Com Francis Vogner dos Reis e Marcio Blanco.
Mediação: Luciana Damasceno.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Adirley Queiro?s)
Palestrantes
Adirley Queirós
Cineasta e militante cultural de Ceilândia, cidade-satélite de Brasília. Graduado em Cinema pela UNB, atua em diversas frentes do audiovisual como diretor, roteirista, produtor executivo, montador, pesquisador, educador e palestrante.
(Foto: Leo Lara)
Francis Vogner dos Reis
Professor, crítico de cinema, programador e cineasta. É coautor, com Jean-Claude Bernardet, da segunda edição do livro "O Autor no Cinema" (2018). É coordenador curatorial da Mostra de Cinema de Tiradentes. É diretor e roteirista de "A Máquina Infernal" (2019).
(Foto: Netun Lima)
Fabio Rodrigo
Um dos diretores da novela "Vale Tudo" (2025), das séries "Os Outros" (Temporada 2) e "Histórias Impossíveis", da TV Globo. Dirigiu o longa-metragem original Globoplay "Confia - Sonho de Cria". É autor de curtas premiados nos principais festivais do Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)
Larissa Barbosa
Diretora, roteirista e cofundadora da Moringa Filmes. Em 2022 passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos. Dirigiu o premiado curta "O lado de fora fica aqui dentro", finalista do Prêmio Grande Otelo.
(Foto: Pedro Neves)
Luciana Damasceno
Roteirista, atriz e realizadora, formada pelo Palácio das Artes/BH. É fundadora da CARDUME, streaming que visa fomentar e difundir o mercado para curtas-metragens brasileiros, onde é diretora de conteúdo e aquisições.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcelo Ikeda
Professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFC e doutor em Comunicação pela UFPE. É autor dos livros "Das garagens para o mundo, Cinema brasileiro a partir da retomada" (2024) e "Utopia da Autossustentabilidade" (2021), entre outros.
(Foto: Sara Sintique)
Marcio Blanco
Professor do curso de Audiovisual da UFMS. É doutor em Comunicação pela UERJ. É curador e coordenador geral do Festival Visões Periféricas e do Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Wilq Vicente
Realizador audiovisual e pesquisador. É mestre pela USP e doutor pela UFABC. Atua como curador de mostras e festivais dedicados ao cinema popular e periférico. É autor de "Cinema de periferia: Narrativas do século 21" (Editora Funilaria, 2025).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
24/11/2025 a 02/12/2025
Dias e Horários
Segundas e Terças, 15h às 17h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 20/11.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência