Cinema e Sociedade: sobre a ditadura militar no Brasil
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A palestra apresenta um balanço da produção cinematográfica sobre o regime militar brasileiro, lançando luz a obras esquecidas, imagens recorrentes, visões predominantes e aspectos obscurecidos.
Considerando que há uma relação íntima entre cinema e sociedade, entende-se que analisar essa produção é examinar enunciados social e culturalmente construídos sobre a ditadura, e observar ambiguidades, lacunas e tensões presentes na interpretação do processo histórico.
Da "abertura" política à atualidade, os caminhos na abordagem do tema são sinuosos, com diferenças importantes no que tange à representação da tortura, à caracterização da oposição e da sociedade civil e à concepção do processo histórico.
Apresentaremos e colocaremos em discussão um panorama geral da produção cinematográfica sobre a ditadura ao longo das décadas, considerando os filmes como "intérpretes" do passado a partir de seu lugar no presente
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Caroline Gomes Leme
Doutora em Sociologia pela UNICAMP. Autora de Ditadura em imagem e som: trinta anos de produções cinematográficas sobre o regime militar brasileiro.
Data
21/07/2016 a 21/07/2016
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h