Atividades

Relação entre cinema e história a partir da articulação entre da estética do audiovisual e a perspectiva crítico-documental dos filmes

Autografias
Cinema, estética, política e dimensões da memória

Voltar para o início Cinema, estética, política e dimensões da memória

Programa

Lançamento do livro Cinema, estética, política e dimensões da memória (organizado por Carolina de Aguiar, Danielle Carvalho, Lúcia Monteiro, Margarida Adamatti e Mariana Villaça, Ed. Sulina, 2019), com a exibição do documentário Você também pode dar um presunto legal (Sérgio Muniz, 1971), seguida de debate com o diretor e a documentarista e professora da UFRJ Anita Leandro, autora de artigo sobre o filme presente no volume.

A obra foi rodada clandestinamente no auge da ditadura e aborda o Esquadrão da Morte de São Paulo, valendo-se de fragmentos de peças teatrais de Peter Weiss e Bertolt Brecht como alegoria do violento contexto político brasileiro. O livro reúne dez textos, escritos por destacados professores e pesquisadores no campo dos estudos de cinema e história, como Charles Musser (Yale University) e Sylvie Rollet (Sorbonne Nouvelle Paris 3).


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

 

Palestrantes

Anita Leandro

Anita Leandro

Professora da UFRJ, com formação em cinema pela Paris 3. Coordenou o master profissional Réalisation de Documentaires et Valorisation des Archives de Bordeaux 3. É autora de diversos textos sobre cinema e de documentários, entre eles, Retratos de identificação (2014, 73’).
(Foto: Acervo Pessoal)

Carolina Amaral de Aguiar

Carolina Amaral de Aguiar

Doutora em História Social pela FFLCH-USP. É professora colaboradora adjunta do curso de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na área de História da América.
(Foto: Acervo Pessoal)

Danielle Crepaldi Carvalho

Danielle Crepaldi Carvalho

Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP. Pós-Doutora na ECA/USP, com pesquisa voltada às sonoridades dos cinemas cariocas durante o Primeiro Cinema (apoio FAPESP). Possui publicações nas áreas da literatura, do cinema e do teatro. É editora do blog O Filme que Vi Ontem
(Foto: Acervo Pessoal)

Lúcia Ramos Monteiro

Lúcia Ramos Monteiro

Professora do curso de Cinema e Vídeo da UFF. Doutora em Estudos Cinematográficos (Sorbonne Nouvelle/USP). Coorganizou os livros “Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética” e “Cinema: estética, política e dimensões da memória”, entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Margarida Maria Adamatti

Margarida Maria Adamatti

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela USP. Pesquisadora de Pós-Doutorado na UFSCar (PNPD/CAPES), onde é professora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. Autora do livro Crítica de cinema e repressão (Alameda, 2019).
(Foto: Acervo Pessoal)

Sérgio Muniz

Sérgio Muniz

Premiado documentarista, tendo realizado a maior parte de sua produção no projeto conhecido como Caravana Farkas. Participou do planejamento e instalação da Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), de Cuba, tendo sido seu primeiro diretor docente.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariana Villaça

Mariana Villaça

Professora de História e coordenadora do Laboratório de Pesquisa de História das Américas na Universidade Federal de São Paulo. Integra o Grupo CNPq “História e Audiovisual” e é autora de Cinema Cubano: revolução e política cultural (Alameda, 2010), entre outras publicações.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

25/04/2020 a 25/04/2020

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis