Em Debate - Meio ambiente, clima e cultura
Clima urbano e (in)justiça climática
Voltar para o início

Programa
A questão climática tem ganhado cada vez mais destaque, devido à maior frequência e intensidade dos eventos climáticos. Nesse cenário, é necessário compreender os efeitos desiguais desses eventos nas áreas urbanas, à luz do conceito de injustiça climática, e refletir sobre medidas práticas em direção à justiça climática.
Programa
Aula 1, 27 de agosto
Ilhas de calor na cidade São Paulo
Definição dos conceitos de ilha de calor e ilha de frescor, bem como dos conceitos de onda de calor e onda de frio. Discussão sobre como as ilhas de calor possuem diferentes intensidades, devido a fatores sociais, políticos econômicos, arquitetônicos e ambientais. Exposição de fatores que amenizam e intensificam os efeitos das ilhas e ondas de calor.
Aula 2, 28 de agosto
Produção desigual do espaço e (in)justiça climática
Análise da produção desigual do espaço na cidade de São Paulo e suas repercussões climáticas, evidenciando efeitos desiguais no clima e nos diferentes microclimas na cidade, que provocam a injustiça climática. Exposição de algumas inciativas para se alcançar a justiça climática, como as hortas urbanas e arborização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Johnny Miller)
Palestrantes

Fernando Rocha Reis
Geógrafo, mestre em Ciências - Geografia Física (Climatologia Urbana) pela FFLCH-USP; bacharel e licenciado em Geografia pela mesma instituição; e técnico em Gestão Ambiental pela Escola Técnica Estadual (ETEC). Possui experiência na área educacional: ensino fundamental, médio, cursos pré-vestibulinho e pré-vestibular, nos setores público e privado. Foi analista de geoprocessamento na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) do município de São Paulo e supervisor no censo demográfico de 2010, pelo IBGE; realizou pesquisas financiadas por FAPESP e Capes e trabalhou no Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC). Atualmente, realiza pesquisas nas áreas de climatologia urbana, áreas verdes, microclimatologia e educação ambiental.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/08/2025 a 28/08/2025
Dias e Horários
Quarta e Quinta, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 27/8.
Enquanto houver vagas.