Atividades

Conversa sobre o trabalho de pesquisa que resultou na recém-lançada Coleção Gregório de Matos, composta por cinco volumes de poemas atribuídos ao poeta Gregório de Matos Guerra.

Autografias
Coleção Gregório de Matos

Voltar para o início Coleção Gregório de Matos

Programa

Muito se especula sobre Gregório de Matos Guerra, escritor que viveu provavelmente entre 1663 e 1699, mas pouco se sabe com exatidão. Do próprio punho conhece-se apenas uma assinatura no livro de matrícula do curso de Direito Canônico na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Com o lançamento da Coleção Gregório de Matos: Poemas atribuídos – Códice Ansesio-Cunha (Ed. Autêntica), os pesquisadores João Adolfo Hansen, da USP, e Marcello Moreira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, fazem uma análise profunda e moderna dos seus textos, detalham não só as opções da edição, mas as diferenças com a crítica literária hoje predominante.

Nesse encontro os professores João Adolfo Hansen e Marcello Moreira conversam sobre o trabalho de pesquisa que resultou na coleção, composta por cinco volumes de poemas atribuídos ao poeta barroco Gregório de Matos Guerra.

*Mediação de Joaci Pereira Furtado, doutor em história social pela USP. É docente do Departamento de Ciência da Informação do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF.

(Foto principal: Reprodução)

Palestrantes

João Adolfo Hansen

João Adolfo Hansen

Professor titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, membro da FAPESP e CNPQ. Tem 13 livros publicados, além de ser autor de dezenas de artigos e capítulos de livros. Recebeu os prêmios Jabuti (1990) e o Grande Premio da Crítica 2014 da APCA.
(Foto: Acervo Pessoal).

Marcello Moreira

Marcello Moreira

Doutor em Literatura Brasileira pela USP. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Data

24/10/2014 a 24/10/2014

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora