Coleção Gregório de Matos
Voltar para o início
Programa
Muito se especula sobre Gregório de Matos Guerra, escritor que viveu provavelmente entre 1663 e 1699, mas pouco se sabe com exatidão. Do próprio punho conhece-se apenas uma assinatura no livro de matrícula do curso de Direito Canônico na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Com o lançamento da Coleção Gregório de Matos: Poemas atribuídos – Códice Ansesio-Cunha (Ed. Autêntica), os pesquisadores João Adolfo Hansen, da USP, e Marcello Moreira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, fazem uma análise profunda e moderna dos seus textos, detalham não só as opções da edição, mas as diferenças com a crítica literária hoje predominante.
Nesse encontro os professores João Adolfo Hansen e Marcello Moreira conversam sobre o trabalho de pesquisa que resultou na coleção, composta por cinco volumes de poemas atribuídos ao poeta barroco Gregório de Matos Guerra.
*Mediação de Joaci Pereira Furtado, doutor em história social pela USP. É docente do Departamento de Ciência da Informação do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF.
(Foto principal: Reprodução)
Palestrantes

João Adolfo Hansen
Professor titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, membro da FAPESP e CNPQ. Tem 13 livros publicados, além de ser autor de dezenas de artigos e capítulos de livros. Recebeu os prêmios Jabuti (1990) e o Grande Premio da Crítica 2014 da APCA.
(Foto: Acervo Pessoal).

Marcello Moreira
Professor pleno de Letras Luso-Brasileiras do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Escreveu, dentre outros, Gregório de Matos, poemas atribuídos, Códice Asensio-Cunha, Autêntica, 5 volumes, ganhador do Grande Prêmio da Crítica da APCA. do ano de 2014.
Data
24/10/2014 a 24/10/2014
Dias e Horários
Sexta, 19h30 às 21h30.
Local
Valores
Grátis.
Inscreva-se agora