Coletivos fotográficos contemporâneos
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
De uns tempos para cá, tem sido muito frequente o surgimento de novos grupos no campo da fotografia, os chamados coletivos fotográficos. É possível pensarmos uma fotografia coletiva? Existem diferenças significativas entre os coletivos fotográficos contemporâneos e iniciativas anteriores que agrupavam fotógrafos?
A atuação destes grupos tem trazido questões importantes para a prática fotográfica. Tanto pelos trabalhos que desenvolvem, quanto pelas provocações e reflexões sobre a linguagem que estimulam. Os coletivos expandem o nosso entendimento sobre fotografia, nos fazem rever determinados limites, provocam transbordamentos.
Para pensarmos uma fotografia feita por muitos é necessário que, antes, deixemos de lado algumas barreiras. A palestra se debruça sobre a obra e a organização de diferentes grupos de fotógrafos, com o objetivo de alimentar o debate sobre os processos e articulações do fazer fotográfico.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Capa do livro "Coletivos fotográficos contemporâneos", Appris Editora).
Palestrantes

Eduardo Queiroga
Fotógrafo e educador. Autor dos livros "Cordão" e "Coletivos fotográficos contemporâneos". Professor do Departamento de Fotografia e Cinema da EBA-UFMG. Doutor pelo PPGCOM-UFPE. Cofundador da Escola Livre de Imagem e do Projeto FotoLibras.
(Foto: Acervo Pessoal).
Data
11/04/2017 a 11/04/2017
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.