Curso Presencial
Colóquio Comunicação e tecnologias sociais nas periferias
Voltar para o início
Programa
O colóquio propõe um espaço de trocas e intercâmbio entre iniciativas sociais ligadas à jornalismo social, articulação de mídias e tecnologia em prol do exercício cidadão, da denúncia e da produção cultural em territórios periféricos.
Utilizando ferramentas tecnológicas disponíveis, subvertendo e recriando meios de circulação de notícias, informações e valorizando os atores sociais das periferias, os convidados e convidadas tecerão articulações entre mídias, tecnologia, comunicação, educação e arte.
31/03
10h- Colóquio de abertura “Audiovisual popular, entre o anúncio e a denúncia”
Com Harrison Lopes (Coletivo de comunicação popular Tela Firme) e Janaína Reis (Companhia Bueiro Aberto).
Mediação de Daniel Fagundes (Caramuja/Ibiralab).
11h às 12h30 - Mesa de conversa 1: Mídia e ativismo antes e depois da web
Com Flávio Galvão (Agência Pavio de Jornalismo) e Kátia Passos (Jornalistas Livres).
Mediação de Guilhermo Aderaldo (Ufpel).
14h às 15h30 - Mesa de conversa 2: Jornalismo Periférico: nos becos da comunicação digital
Com Thais Siqueira (Desenrola e Não Me Enrola) e André Fernandes (Agência de Notícias das Favelas). Mediação de Maycon Motta (Dois Neguin Filmes).
16h30 às 18h Mesa de conversa 3: Das ondas de rádio à podosfera: construindo notícias no coletivo
Com Gisele Alexandre (Manda Notícias) e Reginaldo José (Rádio Comunitária Heliópolis).
Mediação de Marcos Vellasco (Quebradacast).
1/4
10h às 11h30 - Mesa de conversa 4: Educação entre a lousa e a tela: desafios e avanços
Com Renato Noguera (Afrosin) e Socorro Lacerda de Lacerda (Prove).
Mediação de Daniel Fagundes (Caramuja/Ibiralab).
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Daniel Fagundes
Cineasta, poeta e educomunicador. Homem negro cria da zona sul de São Paulo, co-fundador da "Caramuja - Pesquisa, Memória e Audiovisual", dedicada a produção de mídia sócio-cultural e educativa com foco na cultura popular e periférica. Dirigiu e co-produziu uma série de filmes documentais, dentre eles "Imagens de uma vida simples" (2006), "Videolência" (2009), "Cartograffiti" (2014), "Oxente, Bixiga" (2021) e "De Mãos Dadas" (2024).
(Foto: Acervo pessoal)
Renato Noguera
Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin). Doutor em filosofia, vem pensando na articulação entre tecnologia e ancestralidade propondo metodologias diferentes para descolonizar os saberes e gamificar os mitos em uma educação antirracista.
(Foto: Acervo Pessoal)
Guilhermo Aderaldo
Pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas. Autor de ‘Reinventando a cidade: uma etnografia das lutas simbólicas entre coletivos culturais vídeo-ativistas nas 'periferias' de São Paulo’ (Annablume, 2017).
(Foto: Acervo Pessoal)
André Fernandes
Jornalista fundador e diretor da Agência de Notícias das Favelas (@agenciadenoticiasdasfavelas). Autor de ‘Perseguindo um sonho: a história da fundação da primeira agência de notícias das favelas do mundo’ e ‘Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil"
(Foto: Acervo Pessoal)
Flávio Galvão
Integrante fundador do Coletivo Fábrica de Cinema em 2005, do Núcleo Audiovisual Cinescadão em 2007, membro do Coletivo de Vídeo Popular de São Paulo, integrante do Grupo Linha de Ação, da ADVP/Ação Direta de Vídeo Popular, e integrante fundador da Agência Pavio de Jornalismo. Diretor do documentário ‘Êra Punk!’ (2022).
(Foto: Acervo Pessoal)
Gisele Alexandre
Jornalista e comunicadora no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo. Criadora do ‘Manda Notícias’, um meio de propagar informações a partir de áudios de whattsapp, surgido no contexto da pandemia de covid 19, até se consolidar como um podcast que promove a cultura periférica na zona sul de São Paulo. (@mandanoticias.podcast).
(Foto: Acervo Pessoal)
Harrison Lopes
Professor de Sociologia. Formado em Ciências Sociais pela UFPA, comunicador popular, fotógrafo, educador social e educomunicador, integrante do Coletivo de comunicação popular Tela Firme em Belém-PA (@telafirme).
(Foto: Acervo Pessoal)
Janaína Reis
Cineasta, fotógrafa, clown, atriz, produtora, documentarista e educadora guarulhense. Pedagoga e professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de Itaquaquecetuba, integra a Companhia Bueiro Aberto (@companhiabueiroaberto)
(Foto: Acervo Pessoal)
Katia Passos
Nascida no Bixiga (SP), mulher negra, mãe de duas meninas de 21 e 15 anos. Membro do Conselho Deliberativo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) do Núcleo de Apoio à Políticas Públicas de Comunicação da Fundação Perseu Abramo (NAPP). Co-fundadora da rede Jornalistas Livres (@ jornalistaslivres).
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcos Vellasco
Fotógrafo, video maker, editor de foto e vídeo e cofundador do Quebradacast (@quebradacast), podcast de quebrada, construído no Campo Limpo, que fala de cultura pop e política na quebrada. É colaborador do coletivo Rango de Classe e da Caramuja.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maycon Motta
Jornalista, diretor de fotografia, fotógrafo, pai da Maria Laura. Produtor Audiovisual na Dois Neguin Filmes (@doisneguin), com sede na Zona Sul de São Paulo. Trabalhou muitos anos na TV Globo onde atuou como repórter cinematográfico no programa Profissão Repórter.
(Foto: Acervo Pessoal)
Reginaldo José
Coordenador da rádio comunitária Héliópolis (@ radioheliopolisoficial), onde iniciou em 1999 como sonoplasta e locutor idealizando o programa "Revolução Rap". Atualmente é gestor do projeto Observatório de Héliópolis "D'Olho na Quebrada" e integra a diretoria ampliada da UNAS.
(Foto: Acervo Pessoal)
Socorro Lacerda de Lacerda
Paraibana radicada na periferia da zona sul de SP. Historiadora e professora aposentada da rede pública de educação, onde ajudou a criar o PROVE, uma revista que há 25 anos tem um trabalho de formação de professores de forma compartilhada com alunos, artistas e pesquisadores da comunidade local.
(Foto: Acervo Pessoal)
Thais Siqueira
Moradora do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. Jornalista, educadora e articuladora sociocultural. É também co-fundadora do Desenrola E Não Me Enrola (@ desenrola), portal de notícias com objetivo de criar espaços de reflexão e valorização das potências da juventude preta e periférica no campo jornalístico produzido nas bordas da cidade.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
31/03/2023 a 01/04/2023
Dias e Horários
Sexta, das 10h às 18h.
Sábado, das 10h às 11h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 30/3.
Enquanto houver vagas.