Curso Presencial
Colóquio: Tetra, o menos amado
Voltar para o início

Programa
Neste colóquio pretende-se estimular reflexões sobre o tetracampeonato mundial de futebol, alcançado na Copa dos Estados Unidos de 1994. Após 30 anos da conquista "mais sofrida" da seleção e que encerrou um ciclo de 24 anos de resultados ruins para o futebol brasileiro, vamos aproveitar o episódio para dialogar sobre o esporte mais amado do Brasil.
Falar desse assunto, por consequência, é como falar do próprio Brasil e da sua própria identidade, já que a conquista veio com um futebol pragmático, calcado no jogo retrancado e com resultados amargos. Mais que isso, a conquista faz parte de um momento único na história do Brasil: em tempos de tetra, o país chorava a perda de um grande herói nacional, o piloto Ayrton Senna morto no auge da sua carreira em uma corrida de Fórmula 1, e ainda tentava entender o novo momento socioeconômico gerado com o início do Plano Real. Dialogar sobre o tetracampeonato é colocar o País do Futebol no divã para relembrar o passado em busca de um futuro.
Em três encontros, o colóquio pretende reunir personalidades e especialistas para abordar a efeméride e fazer reflexões que permitam entender o que significou essa conquista e como ela pode nos ajudar a lidar com o cenário de futebol, do esporte brasileiro em geral e do país em que vivemos atualmente.
14h às 15h45 (momento 1)
Tetra, futebol de resultados e a crise de identidade nacional
Contextualização da conquista do tetra no seu tempo e análise dos resultados e seus simbolismos dentro e fora de campo.
Com Thiago Uberreich e Breiller Pires.
15h45 às 16h15 (intervalo)
16h15 às 18h30 (momento 2)
Tetra, futebol na mídia e o futebol como mídia
Bastidores da construção do tetra como narrativa midiática jornalística e suas conexões com política, economia e cidadania.
Com Celso Unzelte e Patrícia Rangel.
18h30 às 19h30 (intervalo)
19h30 às 21h30 (momento 3)
O Tetra e Ayrton Senna: 30 anos depois de uma perda e de uma conquista - lições para o futuro do Brasil
Conexão do tetracampeonato com outro momento histórico do ano de 1994, a morte do piloto brasileiro Ayrton Senna e sua ascensão ao imaginário mitológico nacional.
Com Luiz Alberto Pandini, Selma Felerico e Sidney Daguano.
Mediação - Anderson Gurgel e Gabriela Borges.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Gabriela Borges Sebastião
Mãe do Gael, mestranda em Ciências pela EEFE/USP, pesquisadora no Sesc CPF. Integrante do GEPAE, do Laboratório de Pesquisa em Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (LAGECOM/USP).
(Foto: Renata Teixeira)

Anderson Gurgel
Especialista em comunicação esportiva e doutor em comunicação com estudos sobre megaeventos esportivos, jornalista, professor universitário e pesquisador.
(Foto: Acervo Pessoal)

Breiller Pires
Jornalista, comentarista esportivo da ESPN Brasil e autor de vários trabalhos jornalísticos conectando esporte, política, aspectos sociais e direitos humanos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sidney Daguano
Foi gerente de eventos esportivos da Rede Globo, com décadas de participação em Copas do Mundo, inclusive a de 1994. Ex-editor do Lance digital. Mestrando na UNICAMP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Celso Unzelte
Jornalista, professor universitário, apresentador da ESPN e autor de vários livros sobre futebol, incluindo "Jornalismo Esportivo - Relatos de uma paixão".
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiz Alberto Pandini
Jornalista especializado em automobilismo e autor do livro "A Obra-prima de Senna e outras histórias de um repórter na pista".
(Foto: Acervo Pessoal)

Patrícia Rangel
Jornalista, professora universitária, pesquisadora e co-autora do livro Manual do Jornalismo Esportivo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Selma Felerico
Publicitária, professora universitária, pesquisadora de marketing esportivo e autora de estudos e capítulos de livros sobre o assunto.
(Foto: Acervo Pessoal)

Thiago Uberreich
Jornalista, apresentador da Jovem Pan e autor do livro "1994, o Brasil é tetra".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/07/2024 a 17/07/2024
Dias e Horários
Quarta, 14h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 17/7.
Enquanto houver vagas.