Como apresentar um artigo científico
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Os encontros Revista Viva, apresentam discussões e reflexões da "Revista mais 60: estudos sobre envelhecimento" editada pelo Sesc São Paulo.
Tem por objetivo auxiliar na formação de escritores de artigos científicos por meio de oferecimento de minicursos voltados à estruturação e linguagem de documentos científicos (teses e artigos), ferramentas de apoio à escrita, gerenciamento de referências e editoração. "Se os estudantes soubessem que os colegas estão tendo as mesmas dificuldades que eles... bom, seria como uma dessas viroses que ¿dizem que anda dando por aí', o que significa que todo mundo pega, se sente mal por alguns dias e então passa", assinala Becker no prefácio à edição brasileira (2014) do seu livro Truques da escrita..., chamando a atenção do leitor para a dificuldade da escrita, e convidando-nos a encontrar os pontos onde está travando e mudar essa situação.
Entre os pontos que tanto nos trava, pode-se enumerar uma série de questões à espera de respostas: O que é um artigo científico? O que é um artigo de divulgação científica? Como expor o trabalho junto ao público? Escrever para quem? Que tipo de linguagem utilizar? Como fazer as citações diretas e indiretas? O que os pareceristas mais olham? Quais são os principais problemas que fazem um artigo ser recusado? Para quem encaminhar? Quais revistas são mais interessantes para publicar? Tenho que pagar para o artigo ser publicado? Em quantos idiomas devo fazer o resumo?
Estas questões, entre tantas outras, que rondam a cabeça de estudantes, pesquisadores, profissionais, professores, são resultados das graves deficiências da educação brasileira que não nos ensina a pesquisar, sistematizar nem escrever, levando-nos a enfrentar verdadeiros monstros como a escrita de artigos.
Serve de consolo saber que o livro Truques da escrita foi elaborado para alunos e professores colegas de Becker, que tinham, segundo ele, "problemas terríveis para começar a escrever qualquer texto acadêmico e dificuldades constantes à medida que avançavam".
Passados alguns bons anos, verificamos que por aqui a dificuldade de se entender o que é um artigo científico e de como elaborá-lo continua e, pior, é agravado por um sistema de avaliação medido na produção acadêmica.
No entanto, isso não é problema, pois pode-se aprender a fazer artigos científicos hoje, amanhã, depois...
Pode-se solucionar os problemas com encontros e conversas onde cada um poderá colocar seus temores sem medo de se expor, pois nessa roda de conversa todos temos essa "virose", mas sabemos que ela vai passar
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Roman Mager)
Palestrantes

Beltrina Côrte
Jornalista, Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP e docente da PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Celina Dias Azevedo
Coordenadora editorial da revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento. Assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais - GEPROS, do Sesc São Paulo. Doutoranda do programa de Ciências Sociais da PUC São Paulo, investigando as ações socioculturais voltadas aos velhos.
Bibliografia
BECKER, Howard S. Truques da escrita - para começar e terminar, teses, livros e artigos. São Paulo: Zahar, 2015.
DURAS, Marguerite. "Escrever" in Escrever. São Paulo, Difel, 1994.
PONTES, Carlos Antonio Alves; MENEZES FILHO, Abel; COSTA, André Monteiro. "O processo criativo e a tessitura de projetos acadêmicos de pesquisa". Interface (Botucatu), Botucatu , v. 9, n. 17, p. 439-450, Ago. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000200025. Acesso em 14 jul. 2016.
SWORD, Helen. "J de Jargão" in Revista Serrote, n.9, 2013. Disponível em http://www.revistaserrote.com.br/2013/09/j-de-jargao/ . Acesso em 13.jul.2016.
Data
10/09/2016 a 10/09/2016
Dias e Horários
Sábado, 10h às 14h
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.