Atividades

Oficina sobre autogestão de carreira musical com foco no marketing e na economia criativa

Como arrumar sua banda

Voltar para o início Como arrumar sua banda

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Baseado no livro "Como Arrumar Sua Banda" (2014), o curso identifica o "caminho das pedras" para artistas e produtores que buscam dar sustentabilidade às suas carreiras musicais, abordando temas como políticas culturais, formação de conceito/marca, utilização de técnicas do marketing, direitos autorais, documentação da banda, release, currículo, mapa de palco e iluminação, set list, rider técnico e clipagem, dicas para o processo de gravação em estúdio e home studio, sustentabilidade (shows, turnê, merchandising), autogestão e elaboração de projetos culturais. 

Os conteúdos serão abordados em 4 aulas: 

1 - Demonstração do conteúdo programático, dinâmica de apresentação, acordos de convivência, exercício para elencar as principais bandas referências para os participantes e guardar para um segundo momento, vídeo sobre indústria cultural, texto de Adorno e Horkheimer sobre indústria cultural, análise de vídeo clips de artistas, slides sobre economia da cultura e economia, cases de empresas criativas, atividade escrita para elencar os destaques (diferenciais) do próprio trabalho artístico

2 - Vídeos sobre marca/conceito, voltar para as bandas elencadas no primeiro dia e debate sobre seus destaques, formação conceito/marca, marketing musical, cases de bandas que fizeram utilização destas ferramentas no seu trabalho musical. Dicas de gravação do primeiro CD (pré produção, produção e pós produção - estúdio e home estúdio). Trabalho escrito: Questionário de planejamento de carreira para músicos/bandas.

3 - Exemplos de documentação para bandas e como construir: release, currículo, mapa de palco, rider técnico e de iluminação, set list, imput list, clipagem, ficha técnica. Exercício escrito para construção da documentação individual de cada músico/banda. Slides sobre leis, ética, direitos autorais, plágio, versão e cover, sobre sustentabilidade, merchandising, planejamento estratégico. Exercício escrito para elencar os principais objetivos de cada banda/musico e estratégias de ação.

4 - Dinâmica sobre o que está faltando para arrumar a sua banda, elaboração de projetos culturais, problemáticas para o incentivo, mídia local e nacional, lei Rouanet X ProCultura. Etapas de elaboração de projeto: objeto, justificativa, objetivo geral e específico, público alvo, plano de distribuição, recursos, estratégias de ação, orçamento e prestação de contas. Plano básico de divulgação e documentações anexa (carta de anuência, currículos e comprovações). Apresentação resumida da ideia principal do projeto.    

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Taciana Enes

Taciana Enes

Especialista em Gestão e Produção Cultural , diretora na A Gravina Produção, onde atua comoprodutora cultural, produção executiva de festivais, elaboração, curadoria, e execução de projetos de incentivo cultural e facilitadora em diversas oficinas de autogestão cultural. Autora dos livros "Como
Arrumar Sua Banda", "Notas de Uma Produtora Cultural na Música" e "Como Vender Sua Banda".
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

09/08/2016 a 30/08/2016

Dias e Horários

Terças, 10h30 às 17h (Com intervalo das 13h às 14h30)

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira