Como arrumar sua banda
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Baseado no livro "Como Arrumar Sua Banda" (2014), o curso identifica o "caminho das pedras" para artistas e produtores que buscam dar sustentabilidade às suas carreiras musicais, abordando temas como políticas culturais, formação de conceito/marca, utilização de técnicas do marketing, direitos autorais, documentação da banda, release, currículo, mapa de palco e iluminação, set list, rider técnico e clipagem, dicas para o processo de gravação em estúdio e home studio, sustentabilidade (shows, turnê, merchandising), autogestão e elaboração de projetos culturais.
Os conteúdos serão abordados em 4 aulas:
1 - Demonstração do conteúdo programático, dinâmica de apresentação, acordos de convivência, exercício para elencar as principais bandas referências para os participantes e guardar para um segundo momento, vídeo sobre indústria cultural, texto de Adorno e Horkheimer sobre indústria cultural, análise de vídeo clips de artistas, slides sobre economia da cultura e economia, cases de empresas criativas, atividade escrita para elencar os destaques (diferenciais) do próprio trabalho artístico
2 - Vídeos sobre marca/conceito, voltar para as bandas elencadas no primeiro dia e debate sobre seus destaques, formação conceito/marca, marketing musical, cases de bandas que fizeram utilização destas ferramentas no seu trabalho musical. Dicas de gravação do primeiro CD (pré produção, produção e pós produção - estúdio e home estúdio). Trabalho escrito: Questionário de planejamento de carreira para músicos/bandas.
3 - Exemplos de documentação para bandas e como construir: release, currículo, mapa de palco, rider técnico e de iluminação, set list, imput list, clipagem, ficha técnica. Exercício escrito para construção da documentação individual de cada músico/banda. Slides sobre leis, ética, direitos autorais, plágio, versão e cover, sobre sustentabilidade, merchandising, planejamento estratégico. Exercício escrito para elencar os principais objetivos de cada banda/musico e estratégias de ação.
4 - Dinâmica sobre o que está faltando para arrumar a sua banda, elaboração de projetos culturais, problemáticas para o incentivo, mídia local e nacional, lei Rouanet X ProCultura. Etapas de elaboração de projeto: objeto, justificativa, objetivo geral e específico, público alvo, plano de distribuição, recursos, estratégias de ação, orçamento e prestação de contas. Plano básico de divulgação e documentações anexa (carta de anuência, currículos e comprovações). Apresentação resumida da ideia principal do projeto.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Taciana Enes
Especialista em Gestão e Produção Cultural , diretora na A Gravina Produção, onde atua comoprodutora cultural, produção executiva de festivais, elaboração, curadoria, e execução de projetos de incentivo cultural e facilitadora em diversas oficinas de autogestão cultural. Autora dos livros "Como
Arrumar Sua Banda", "Notas de Uma Produtora Cultural na Música" e "Como Vender Sua Banda".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/08/2016 a 30/08/2016
Dias e Horários
Terças, 10h30 às 17h (Com intervalo das 13h às 14h30)