Curso Presencial
Como se preparar para a terminalidade da vida?
Voltar para o início

Programa
A terminalidade da vida atravessa o caminho de todas as pessoas. Ela chega mesmo quando não se está preparado. Muitas vezes, evita-se falar sobre a morte. Finge-se que ela está longe, ignoram-se seus sinais, deixa-se para depois. Mas, e se desse para fazer diferente? E se fosse possível olhar de frente para esse momento com mais calma, mais informação, mais cuidado e menos medo?
Programa:
1. Por que falar sobre o fim da vida?
Reflexão sobre o tabu da morte e os impactos do silêncio. Como a negação da terminalidade pode gerar sofrimento evitável. Introdução aos cuidados paliativos e à importância de conversar sobre o fim com antecedência.
2. Como reconhecer a terminalidade da vida?
O que caracteriza a fase final da vida? Diferença entre doenças avançadas e a fase terminal. Indicadores clínicos, funcionais e sinais de declínio. Como comunicar essas mudanças com sensibilidade e clareza.
3. O que pode e o que deve ser evitado?
Afinal, o que é distanásia? Falar sobre limites da tecnologia, excesso de intervenções e o risco de prolongar o sofrimento. Como escolher cuidados proporcionais, centrados na pessoa.
4. Escolhas possíveis: autonomia, desejos e diretivas antecipadas.
Você sabe que escolhas pode deixar registradas para o seu futuro? Nesta aula, os focos são o direito de decidir, as diretivas antecipadas de vontade, o papel da autonomia e como garantir que essas escolhas sejam respeitadas.
5. Quem decide? Aspectos legais e éticos no fim da vida.
Quem pode decidir quando a pessoa não consegue mais? Qual o papel da família, da equipe de saúde, da lei? Abordar a legislação brasileira, dilemas éticos e como lidar com conflitos de forma cuidadosa.
6. Conversas difíceis: como falar (e ouvir) sobre o fim da vida.
O curso se encerra com o tema mais delicado: a comunicação. Como conversar com pacientes, familiares e profissionais sobre decisões difíceis? Ferramentas para diálogos mais humanos, verdadeiros e respeitosos.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Pixabay)
Palestrantes

Luciana Dadalto
Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bioeticista e advogada especializada em Direito Médico e da Saúde. Pesquisa temas relacionados à autonomia no fim de vida. Administra o portal www.testamentovital.com.br.
(Foto: Acervo Pessoal)

Úrsula Guirro
Pós-doutoranda em Direito e Garantias Fundamentais na Faculdade de Direito de Vitória, com pós-doutorado em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora e mestre em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Atua como Head de educação do Palicurso e é professora adjunta no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/08/2025 a 22/08/2025
Dias e Horários
Sexta, 10h30 às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 22/8.
Enquanto houver vagas.