Atividades

Uma troca de experiências acerca do conceito de "bem comum"

Curso Presencial
Comum: pela Política e Estética da Partilha-Workshops

Voltar para o início Comum: pela Política e Estética da Partilha-Workshops

Programa

O termo inglês "Commons" (Comum) designa, para além de seu sentido direto, uma disciplina de estudos que desde há mais de uma década tem despontado como um tema indispensável para pensarmos as relações entre grupos de pessoas, sejam cidadãos de um país, de uma cidade, de uma comunidade ou de um bairro.

Por "comum" subentende-se tudo aquilo que é partilhado e também um corpo social que é constituído pela alteridade mas unido pela partilha de recursos ou projetos.

Com concepção de Denise Pollini e curadoria de Denise Pollini e Pascal Gielen, os workshops buscam oferecer uma oportunidade para um contato mais informal e a troca de experiências entre pesquisadores e ativistas europeus e brasileiros acerca do conceito de "Commons", isto é, de "bem comum".

Os workshops serão conduzidos em inglês, com tradução simultânea, e receberam o apoio da Consulado Geral da Bélgica, Universidade da Antuérpia e FCT- Portugal.

4/9
14h30: Abertura
Com Denise Pollini.

14h40 a 15h40: A carteira sobre a mesa
De quem nós recebemos o dinheiro? Na maior parte das vezes recebemos dinheiro do governo que nos paga subsídios, de um empregador que paga o nosso salário ou de um cliente que compra algo de nós. Mas o que acontece quando temos que distribuir dinheiro entre nós? Quando o provedor do dinheiro é também o seu receptor? Como nós destinamos os recursos? Este dilema é algo com que os “commoners” sempre são confrontados. Eles precisam decidir coletivamente sobre o uso e destino dos recursos que mantêm e no qual investem. No workshop “Carteira sobre a Mesa” será conduzido o seguinte experimento: dois mil reais fictícios serão colocados sobre a mesa e os participantes deverão distribuir de maneira justa entre todos, de acordo com princípios do comum (Commons). Quem irá receber o dinheiro e quanto?

Com Pascal Gielen.

16h a 17h: Espaços limítrofes
Stavros Stavrides debaterá o conceito de "espaços limítrofes" para uma urbanística do comum.
Com Stavros Stavrides.

5/9
14h30: Abertura
Com Denise Pollini.

14h40 a 15h40: O espaço comunal L´Asilo
Maria Francesca De Tullio apresentará o exemplo do espaço comunal L´Asilo, localizado em Nápoles, Itália, como caso de estudo para aquilo que poderia ser chamado de "uso criativo da lei", que tem por objetivo a proteção e manutenção de espaços reclamados pelas comunidades.
Com Maria Francesca De Tullio.

16h às 17h: Conjuntos emocionais
Giuliana Ciancio apresentará o conceito de "conjuntos emocionais" trabalhado por ela em sua pesquisa e em sua atuação prática, na qual investiga o papel das emoções nos processos políticos decisórios.
Com Giuliana Ciancio.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 23/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Também teremos distribuição de ingressos no dia, com 1h de antecedência.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Karina Beumer)

Palestrantes

Denise Pollini

Denise Pollini

Pesquisadora, educadora e curadora. Atualmente desenvolve PhD na Universidade da Antuérpia e integra o Centro de Investigação “Culture Commons Quest Office” (CCQO) na Antuérpia, onde pesquisa novas institucionalidades frente à museus e instituições culturais.
(Foto: Rafayane Carvalho/FAAP).


 

Pascal Gielen

Pascal Gielen

Escritor e professor de Sociologia da Cultura e Política no Instituto de Pesquisa pelas Artes da Universidade da Antuérpia, Bélgica, onde lidera o Centro de Pesquisa "Culture Commons Quest Office" (CCQO).
(Foto: Acervo Pessoal)

Stavros Stavrides

Stavros Stavrides

Arquiteto e ativista. É professor na Escola de Arquitetura na Universidade Técnica de Atenas, Grécia. Atualmente é o diretor do Laboratório de Design de Arquitetura e Comunicação da mesma universidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Giuliana Ciancio

Giuliana Ciancio

Pesquisadora, gestora cultural e curadora. Tem doutorado em gerenciamento cultural. É membro do centro de pesquisa Culture Commons Quest Office na Universidade da Antuérpia e cofundadora da empresa Liv.in.g. (Live Internationalization Gateway).
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Francesca De Tullio

Maria Francesca De Tullio

Pesquisadora de Pós-Doutorado em Direito Constitucional na Universidade Federico II, em Nápoles. É autora do livro "Rights, Budget Constraints, Economic Recovery between Mirage and Reality" e ativista do espaço L´Asilo.
(Foto: Simon Armini)

Data

04/09/2023 a 05/09/2023

Dias e Horários

Segunda e Terça, 14h30 às 17h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 23/8, até o dia 4/9.

E teremos distribuição de ingressos no dia, com 1h de antecedência.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora