Curso Presencial
Condução Compartilhada na Dança de Salão
Voltar para o início
Programa
O encontro é uma oportunidade única para aqueles que desejam não apenas aprender sobre a história e a teoria da dança de salão, mas também participar ativamente da transformação dessa prática cultural.
A dança de salão, historicamente, tem desempenhado um papel crucial na disciplina e controle dos corpos, especialmente femininos. Este curso busca desconstruir essas práticas e propor novas maneiras de pensar e praticar a dança a dois. Ao investigar as raízes históricas e culturais da dança de salão, os participantes terão a oportunidade de entender como as normas de gênero e poder foram institucionalizadas e como podem ser desafiadas.
A metodologia da Condução Compartilhada oferece uma perspectiva inovadora que vai além das convenções tradicionais. Ao permitir que ambos os parceiros conduzam e proponham movimentos, a Condução Compartilhada promove uma dinâmica de igualdade e colaboração, essencial para a evolução da prática da dança de salão.
Programa
1. História da institucionalização da Dança de Salão.
Objetivo: Compreender o surgimento e a evolução da dança de salão desde o século XV até os dias atuais.
2. Disciplinarização e gênero: a constituição das damas e dos cavalheiros.
Objetivo: Analisar como a dança de salão tem sido utilizada para disciplinar e controlar corpos, especialmente o feminino.
3. Um corpo esgotado: abrindo potência na Dança de Salão.
Objetivo: Explorar o conceito de corpo esgotado como uma forma de subversão do controle e levante de combate
4. Dança de salão rizomática: pensando a Dança de Salão de outra forma.
Objetivo: Introduzir o conceito de filosófico de rizoma para pensar caminhos múltiplos para a dança de salão
5. Condução Compartilhada: contracondutas na Dança de Salão.
Objetivo: Apresentar a metodologia da Condução Compartilhada como alternativa às normas tradicionais de condução.
6. Máquinas desejantes na pista de dança.
Objetivo: Como permitir que nossos corpos sejam máquinas desejantes na pista de dança, se apropriando no movimento e fazendo conexões de afecção.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Carolina Polezi
Tem mais de vinte e quatro anos dedicados à dança de salão, concluiu doutorado em Educação pela Unicamp. Além de educadora apaixonada, mestre pela USP e graduada pela UNICAMP, desenvolveu o método Condução Compartilhada.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: Um manifesto de menos; O esgotado. Trad. Fátima Saadi, Ovídio Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia). Vol. 3, Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia CláudiaLeão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 2012a. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia). Vol. 5. Trad. de Peter Pál Pelbart e Janice Caifa. São Paulo: Editora 34, 2012c.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 2014a.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
LAPOUJADE, David. O corpo que não aguenta mais. In: LINS, Daniel (org.) Nietzsche e Deleuze - que pode o corpo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.
POLEZI, Carolina. Condução Compartilhada: Caminhos rizomáticos e contracondutores na dança de salão. Tese de doutorado em Educação. Unicamp: Campinas, 2023.
POLEZI, Carolina; SILVEIRA, Paola Vasconselos. Contracondutas no ensino e prática da Dança de Salão: a dança de salão queer e a condução compartilhada. In: Presencia: Miradas desde y hacia la educación. N.2, 2017.
POLEZI, Carolina; MARTINS, Anderson Luiz Barbosa. Condução e contracondução na dança de salão. In: Revista Horizontes. v. 37, 2019.
Data
27/11/2024 a 27/11/2024
Dias e Horários
Quarta, 15h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 24/10, até o dia 27/11.
Enquanto houver vagas.