Curso Presencial
Conhecimento e capitalismo digital
Voltar para o início
Programa
O curso propõe uma análise crítica do capitalismo digital, explorando seus traços tecnológicos, econômicos, culturais, políticos e sociológicos. A partir da comparação com o capitalismo industrial, discute suas duas fases, a história e a arquitetura política da Internet e os diferentes tipos de plataformas ¿ de bens, vínculos e trabalho. Também aborda o impacto da inteligência artificial, o trabalho digital, as classes sociais e a materialidade do dinheiro digital e das criptomoedas.
Na segunda parte, o foco recai sobre as crises e contradições do capitalismo digital e as possibilidades de transformação. São discutidos temas como alienação, ansiedade, exploração, extrativismo e crise ambiental, além da automação e dos limites da IA. O curso convida a imaginar alternativas, passando do realismo capitalista às utopias digitais, propondo um novo contrato entre humanos, natureza e tecnologias, e a redefinição do valor como caminho para mudar o mundo.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Foto: Divulgação
Palestrantes
Mariano Zukerfeld
Data
26/05/2026 a 28/05/2026
Dias e Horários
Dias 26 e 28/5,
terça e quinta,
das 14h30 às 17h30