Conservação preventiva
Voltar para o início
Programa
Neste encontro serão discutidos os conceitos da conservação através de breve referencial histórico, mostrando como as ações de restauração e conservação surgem e se modificam durante suas práticas, alterando a relação do profissional com as suas atribuições e envolvendo uma série de outras disciplinas para o desenvolvimento de ações preventivas, que zelam dessa forma pelo bem de todo patrimônio. O objetivo dessas ações, é que se tornem ações coletivas, discutidas e definidas por todos os profissionais responsáveis pelo acervo, permeando todas as áreas e atribuições. Serão apresentados ainda, exemplos de ações preventivas e seu desenvolvimento no dia-a-dia, para que o olhar sobre a prevenção se torne algo natural e intrínseco, sendo a primeira das medidas de tratamento de um acervo e se estabelecendo como uma rotina no exercício das atribuições diárias, inerentes a cada área.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Fernanda Brito
Mestre em história pela PUC-SP. Realizou curso na Universidad Complutense de Madrid e atua como professora de pós-graduação na FESP-SP, onde ministra a disciplina de Preservação e Conservação no curso de Biblioteconomia e na pós-graduação Gestão Arquivística.
Data
06/10/2015 a 06/10/2015
Dias e Horários
Terça, 14h às 17h.