Atividades

Com Giselle Rocha e Leandro Melo

Curso On-Line
Conservação preventiva de acervos fotográficos

Voltar para o início Conservação preventiva de acervos fotográficos

Programa

Introdução aos conceitos de conservação fotográfica e procedimentos de conservação preventiva para acervos fotográficos físicos e digitais.

O curso apresenta conceitos sobre agentes e processos de deterioração dos suportes fotográficos físicos; armazenamento e acondicionamento de acervos; montagem e exibição de fotografias; estrutura, características e conservação dos documentos de imagem digitais.

Programa do curso

16/7 - Conceitos de conservação fotográfica; estrutura, materiais componentes e formatos dos suportes fotográficos físicos; agentes e processos de deterioração dos suportes fotográficos físicos.

23/7 - Conservação preventiva de acervos fotográficos físicos: controle e monitoramento ambiental; armazenamento; procedimentos de conservação; segurança.

30/7 - Conservação preventiva de acervos fotográficos físicos: acondicionamento; montagem e exibição de fotografias.

6/8 - Conservação preventiva de acervos fotográficos digitais: estrutura, características e procedimentos para o gerenciamento.

13/8 - Do diagnóstico ao planejamento e execução de ações de conservação e difusão.

OBS: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Giselle Rocha

Giselle Rocha

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-MG e mestre em Artes Visuais pela UFMG. Conservadora de fotografias, atua na organização e preservação de acervos analógicos e digitais. Elabora e supervisiona trabalhos de conservação e digitalização de acervos fotográficos na empresa L3.
(Foto: Felipe Mancini)

Leandro Melo

Leandro Melo

Artista, educador e conservador-restaurador de fotografias. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, elabora e executa projetos de conservação-restauração de fotografias e atua como docente nas áreas de Conservação-restauração e de Processos Fotográficos pela empresa L3.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/07/2020 a 13/08/2020

Dias e Horários

Quintas, 16h às 17h30.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis