Curso Presencial
Consumidor do esporte
Voltar para o início
Programa
O Esporte se transformou em uma indústria que movimenta diversos agentes em um mercado cada vez mais preocupado com o entretenimento e o consumo. Os principais eventos esportivos do mundo, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol, são, atualmente, negócios que envolvem uma série de agentes que exploram o Esporte em suas diversas manifestações.
O objetivo deste curso é discutir, desde o surgimento do Esporte Moderno, na Inglaterra da segunda metade do século XIX, o papel do Consumidor na evolução histórica do Esporte na Sociedade Ocidental. Sendo assim, a partir do surgimento do Esporte Moderno, dividimos a história do Consumidor do Esporte em quatro grandes momentos:
a) o Consumidor Social do Esporte;
b) o Consumidor Político;
c) o Consumidor Econômico;
d) o Consumidor Virtual do Esporte.
Em especial, neste último momento, pretendemos analisar e chamar a atenção para a relação que se estabelece entre o Consumidor, o Esporte e os Meios de Comunicação. A virtualização do Esporte leva ao seu consumo excessivo e, paradoxalmente, à drástica diminuição de sua prática.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Pexels)
Palestrantes
Ary Rocco
Professor associado da EEFE-USP. Doutor em Comunicação e Semiótica e especialista em Gestão do Esporte.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
DICKSON, Geoff; SANTOS, João M. C. Malaia. "Globalisation and Professional Sport". In SCHULENKORF, N; FRAWLEY, S. Critical Issues in Global Sport Management. Londres / Nova York: Routledge, 2017.
DUNNING, Eric; ELIAS, Norbert. Deporte y ocio en el proceso de la civilización. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol: dimensões históricas e
socioculturais do esporte das multidões. São Paulo: Nova Alexandria,
1999.
GUMBRECHT, Hans U. Elogio da Beleza Atlética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GUTTMANN, Allen. The Olympics: A History of the Modern Games. 2. edição. Urbana / Chicago: University of Illinois Press, 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
MIAH, Andy. Sport 2.0: #TransformingSportsforaDigitalWorld. Cambridge:
MIT Press, 2017.
RUBIO, Kátia. "Jogos Olímpicos da Era Moderna: uma proposta de periodização". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 1, pp. 55-68, jan./mar. 2010.
SMITH, Michael D.; TELANG, Rahul. Streaming, Sharing, Stealing: Big Data
and the Future of entertainment. London: The MIT Press, 2016.
Data
10/07/2024 a 12/07/2024
Dias e Horários
Quarta a Sexta, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 10/7.
Enquanto houver vagas.