Consumo como cultura: a riqueza do conceito
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A experiência com bens de consumo é um caso particular da relação dos humanos com as coisas. Isso supõe relações dos seres humanos entre si, às quais os objetos ajudam a dar consistência, confirmando ou alterando identidades individuais ou grupais, colaborando a reproduzir a vida cotidiana, a dar-lhe ritmo, cadência e sentido.
Ser “mercadoria” é um momento particular na vida das coisas. É quando elas são trocadas, quase sempre por dinheiro. Ao longo das décadas, os meios de comunicação se expandem e a publicidade se torna sua principal sustentação. As mensagens se multiplicam, suas técnicas se sofisticam, os anunciantes e veículos mostram sua força.
Tem-se a impressão de que essa poderosa máquina é capaz de atingir o inconsciente das pessoas, inventar necessidades e impor gosto e estilo de vida.
Recuperando a história do consumo nos EUA, o curso procura descrever contextos chaves, como guerras, depressões e surtos de prosperidade.
E neles situar fatores como crescimento demográfico, mobilidade social, escolarização, emancipação feminina, ecologia, racismo, que afetam a correlação de forças entre industriais, meios de comunicação e consumidor. É algo que transcende a simples, embora muito justa, crítica da pobreza e da desigualdade econômica, e a retórica fácil da busca de prazer ou da conquista de status e maximização do bem-estar pessoal.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Stock Snap - CC0)
Palestrantes
José Carlos Durand
Sociólogo, autor e editor de Política Cultural e Economia da Cultura (Ateliê/Sesc, 2013). Prefaciador de Economia da Cultura, de Françoise Benhamou (Ateliê Editorial, 2007). Professor da Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
DURAND, José Carlos, Incômodos Best-sellers, USA. Publicidade, consumo e seus descontentes. São Paulo, EDUSP, 2015.
CROSS, G., An All-Consuming Century. Why Commercialism Won in Modern America. New York, Columbia University Press, 2000.
DOUGLAS, M. & ISHERWOOD, B., O Mundo dos Bens. Para uma Antropologia do Consumo. Rio, Ed. UFRJ, 2004
FONTENELLE, Isleide, Cultura do Consumo: Fundamentos e Formas Contemporâneas. Ed. FGV, Rio, 2017
Data
08/02/2018 a 01/03/2018
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.