Atividades

Leitura de textos teatrais

Cursos On-Line
Conte comigo! 2ª Edição

Voltar para o início Conte comigo! 2ª Edição

Programa

Inspirado nos tradicionais clubes de leitura, o projeto "Conte comigo!" é um convite para o encontro e diálogo entre os participantes e os mediadores. Trata-se de um ciclo de leituras de textos teatrais que abordam os conflitos e prazeres geracionais, as memórias, a paixão, a vida. São quatro encontros com a participação dos inscritos e convidados realizando juntos a leitura e a discussão da obra e suas reverberações.

Os encontros compreenderão: contextualização das obras, autores, temática, momento histórico e divisão das personagens, bem como exercícios, jogos, aquecimento vocal e preparação da leitura. O projeto é voltado para as pessoas acima de 60 anos; os encontros não serão presenciais, serão realizados pela plataforma Teams.

Curadoria Bruno Menegatti (Associação Zona Franca)

Textos que serão trabalhados:

"Ó abre alas" - Maria Adelaide Amaral
A peça de Maria Adelaide Amaral (1942-) fala da vida pública da compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) que, em meados do século XIX, disse não aos papéis tradicionais da mulher, tornando-se profissional da música e envolvendo-se em todas as grandes causas sociais e políticas do seu tempo. A peça tem por objetivo revelar quem foi Chiquinha Gonzaga e tentar compreender o Brasil, a arte, a família e o amor - no passado.

"Casa de Fayola" - Abilio Ferreira (convidado diretor Jorge Peloso)
O trabalho nasce do encontro de dois momentos das lutas antirracistas na cidade de São Paulo, personificados pelo escritor Abílio Ferreira e pelo ator e diretor Jorge Peloso. Ferreira integrou, de 1984 a 1990, o Quilombhoje Literatura, grupo de escritores responsável, desde 1983, pela divulgação de poetas e contistas negras e negros de todo o Brasil através da antologia anual Cadernos Negros. Frequentador da Vila Itororó por vários anos, ambientou nela o seu reconhecido conto A Casa de Fayola, publicado no volume 08 de Cadernos Negros (1985) e no livro Cadernos Negros Melhores Contos (1998). Peloso atuou na Vila Itororó entre 2008 e 2013.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 31/8, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Alejandra Sampaio

Alejandra Sampaio

Atriz formada pela PUC/PR, co-fundadora da Velha Companhia de Teatro, Idealizou e coordenou os Núcleos de Dramaturgia e Produção no Teatro da Memória do Instituto Capobianco. Co-fundadora da Associação Zona Franca.
(Foto: Bruno Menegatti)

Bruno Menegatti

Bruno Menegatti

Músico, compositor e diretor musical. Fez mestrado em musicologia pela ECA-USP. Atuou como convidado em projetos da Cia. do Latão (2012-13), Cia Mungunzá (2018) e da Velha Companhia (2016-2019). Integra a Associação Zona Franca.
(Foto: Leo Waack)

Patrícia Gordo

Patrícia Gordo

Atriz formada no Indac e no CPT com Antunes Filho. É co-fundadora da companhia "Círculo de Comediantes". Idealizou e coordenou os Núcleos de Dramaturgia e Produção no Teatro da Memória do Instituto Capobianco. Lecionou em Cursos de Teatro no Indac e na Oficina de Atores Nilton Travesso. Co-fundadora da Associação Zona Franca.
(Foto: Ligia Jardim)

Data

10/09/2020 a 01/10/2020

Dias e Horários

Quintas, 15h às 17h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis

Inscreva-se agora