Atividades

O que une e o que separa elencos brasileiros e ingleses?<br />

Continuidades e Rupturas na atuação: Diálogos entre Brasil e Inglaterra

Voltar para o início Continuidades e Rupturas na atuação: Diálogos entre Brasil e Inglaterra

Programa

O seminário busca comparar diferentes experiências e pontos de convergência entre práticas de atuação para a tela e para o palco, no Brasil e na Inglaterra, levando em conta questões importantes para o debate acerca da atuação na contemporaneidade, tais como: autonomia de criação, níveis de profissionalização e modos de formação.

Mesa 1
08/04, das 19h30 às 21h30
Continuidades e Rupturas na atuação
O trabalho de todo artista se constrói no trânsito entre a manutenção de uma tradição e a necessidade de renovação de ideias e de formas. Atores do Brasil e da Inglaterra enfrentam esse mesmo problema, mas partindo de histórias bastante distintas, tanto no teatro quanto no cinema. A mesa investigará o que une e o que separa elencos brasileiros e ingleses na forma como lidam com o legado do passado ao projetar possíveis novos futuros.
Com Jonathan Martin e Lígia Cortez.
Mediação: Pedro Granato.

Mesa2
09/04, das 14h às 16h
Perspectivas da atuação não profissional
A história do cinema e da televisão está marcada por grandes realizações em que papeis principais foram confiados a atores e atrizes sem formação específica. O que isso diz acerca do trabalho de atuação, da natureza das narrativas audiovisuais e da ética das relações de trabalho entre atores e diretores, seja no Brasil, seja na Inglaterra?
Com Jonathan Martin e Eliane Caffe.
Mediação: Marcos Barbosa.

Mesa 3
09/04, das 16h15 às 18h15
Do Palco ao Set: autonomia e autoria na atuação
Em deslocamentos dos palcos aos sets de filmagem, atores e atrizes contemporâneos se deparam com múltiplas dinâmicas de trabalho, nas quais níveis variados de autonomia e de autoria são acessados para a criação de peças de teatro ou de produtos audiovisuais. As particularidades desta questão contemporânea, tendo em vista especificidades de dois contextos culturais (Brasil e Inglaterra), são o tema desta mesa.
Com Jonathan Martin e Marcelo Lazzaratto.
Mediação: Lígia Cortez.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: João Caldas)

Palestrantes

Eliane Caffé

Eliane Caffé

Cineasta. Formou-se em Psicologia e em 1988. Estudou cinema na Escola Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños. Dirigiu e co-roterizou os longas "Kenoma"; "Narradores de Javé"; "O Sol do Meio Dia" e o mais recente, "Era O Hotel Cambridge”.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Jonathan Martin

Jonathan Martin

Cineasta e professor de atuação para câmera em várias instituições. Formou-se no Drama Center, em Londres, em 1979, e tem mestrado em Cinema pela Universidade de Westminster. Foi diretor do Drama Centre London e diretor do Programa de Drama e Performance da Escola de Arte e Design da Central Saint Martins.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lígia Cortez

Lígia Cortez

Atriz e diretora teatral. Doutora em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela FFLCH/USP.
Diretora Geral do Célia Helena, Centro de Artes e Educação. Durante quinze anos foi professora convidada do Departamento de Audiovisual da ECA- USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Lazzaratto

Marcelo Lazzaratto

Ator e diretor formado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA - USP. Doutor em Artes pela Unicamp com a tese "Arqueologia do Ator: personagens e heterônimos". Publicou o livro "Campo de Visão: exercício e linguagem cênica", em 2011. É diretor artístico da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, sediada na cidade de São Paulo.
(Foto: Roberto Setton)

Pedro Granato

Pedro Granato

Diretor, dramaturgo e professor de teatro. Formado em Cinema pela ECA-USP. Dirigiu peças premiadas e indicadas a prêmios da APCA, Shell e Prêmio São Paulo. Foi presidente do MOTIN e é professor no Célia Helena Centro de Artes e Educação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Barbosa

Marcos Barbosa

Doutor em Artes Cênicas pela UFBA e dramaturgo com formação pelo Instituto Dragão do Mar (Fortaleza) e pelo Royal Court Theatre (Londres). Coordena o curso de pós-graduação lato sensu em Dramaturgia e Roteiro da Escola Superior de Artes Célia Helena.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

08/04/2019 a 09/04/2019

Dias e Horários

8/4, Segunda, 19h30 às 21h30.

9/4, Terça, 14h às 18h15.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Março, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

Inscreva-se agora