Curso Presencial
Contos de Machado de Assis
Voltar para o início

Programa
Machado de Assis foi um mestre da arte do conto. Nas mais de duzentas narrativas curtas que escreveu, experimenta diferentes linguagens, temas e estruturas da prosa breve, compondo um painel moderno, variado e extenso da sociedade brasileira do século XIX.
Este curso propõe a leitura de parte representativa da produção contística machadiana. Serão interpretados alguns dos contos mais conhecidos do escritor, como "O espelho", "Missa do galo", "A cartomante" e "Pai contra mãe".
A abordagem dos textos permitirá entrever, além dos significados específicos de cada narrativa, os nexos que unificam o conjunto dos contos de Machado de Assis.
Programa:
Aula 1. "A cartomante" e "Singular ocorrência"
Aula 2. "A causa secreta" e "O espelho"
Aula 3. "Um homem célebre" e "Missa do galo"
Aula 4. "Pai contra mãe" e "O caso da vara"
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Pedro Fragelli
Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Sua pesquisa concentra-se na produção literária dos séculos XIX e XX, com foco nas obras de Machado de Assis e Mário de Andrade. Realizou estágio na Universidade de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Entre 2014 e 2018, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sobre a obra de Mário de Andrade, no Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/08/2022 a 30/08/2022
Dias e Horários
Terças, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 8/8.
Enquanto houver vagas.