Atividades

Reflexões sobre o mundo contemporâneo.<br />

Conversações – A Filosofia da Existência

Voltar para o início Conversações – A Filosofia da Existência

Programa

O mini-curso integra o “Forinho EXTENSÕES”, uma das ações do projeto  "Cabeceiras - onde nascem os rios e repousam as cabeças" de autoria e realização da Balangandança Cia., contemplado pelo XVIII Programa de Fomento à Dança da cidade de São Paulo - SP.

Trata-se de conversações de cunho reflexivo sobre nosso mundo contemporâneo que abrem a possibilidade de questionar convicções assumidas de âmbitos científico, estético, pedagógico, político e ético. A proposta é acercar-se da realidade e problematizá-la, retomando várias perspectivas de compreensão, sobretudo segundo os pensadores Martin Heidegger e Hannah Arendt.

 

Esta é uma das ações da Balangandança Cia. que desenvolve há 18 anos um trabalho pioneiro e continuado de pesquisa em dança contemporânea, especificamente voltado para o público infantil, respeitando-o como espectador criativo e participativo. Tem como foco a pesquisa de linguagem corporal, cênica e estética articulada com a proposta educacional e didática de dança contemporânea para crianças.

 

Haverá tradução em Libras.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.



Nosso canal no YouTube oferece um pouco mais de nossa programação. Inscreva-se e fique por dentro.


Palestrantes

Fernando Milton de Almeida

Fernando Milton de Almeida

Médico, bacharel e mestre em Filosofia pela PUC. Doutor em Psicologia pela USP. Dedica-se ao estudo dos filósofos da existência, com ênfase em Edmund Husserl, Martin Heidegger e Hannah Arendt.

Bibliografia

ALMEIDA, F. M. Cuidar de ser: uma aproximação do pensamento heideggeriano, 1995. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.

___________. Ser clínico como educador: uma leitura fenomenológica existencial de algumas temáticas na prática de profissionais de saúde e educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

ARENDT, H. A condição humana. 5ª. Ed. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.

___________ Entre o passado e o futuro. 2ª. Ed. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1988.

GENDLIN, E. T. Befindlichkeit: Heidegger and the philosophy of psychology. Review of existencial psychology and psychiatry. 16 (1-3), p. 43 – 71, 1978/1979.

HEIDEGGER, Martin. (1927) El ser y el tiempo. 5ª. Ed. Tradução de José Gaos. México, Madrid, Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1984.

HUSSERL, E. Méditations cartésiennes. Tradução de Pfeiffer e Lévinas. Paris: Vrin, 1953.

 

Data

13/11/2015 a 14/11/2015

Dias e Horários

Sexta e sábado, 14hs às 18hs.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora