Conversações com imagens: iconologia, emblemática e memória
Voltar para o início
Programa
Muitos estudos atuais versam sobre a memória e seus fundamentos. Porém, pouco se tem estudado sobre a memória artificial e como ela percorre a história ocidental através de seus artifícios mais caros: a emblemática, a fisiognomonia e a perspectiva. Este curso visa percorrer um universo de imagens não lineares nem cronológicas onde é perceptível um programa de controle fruto de cada época. Nada foi mais controlado que o universo das imagens durante o curso da cultura ocidental. Veremos autores e artistas que perceberam nas imagens seus programas pedagógicos e políticos e como estes programas ainda estão vivos e atuantes na forma como enxergamos as cidades, a literatura, o cinema e as artes visuais.
Dinâmica dos encontros:
1º encontro - Conversações e pesquisas com imagens: Metodo Polifônico de Massimo Cavenacci. A arte da memória. Os artificios. Iconologia e Cesare Ripa. Emblemática. Livros do Coração Sofredor.
2º encontro - O Teatro da Memória de Giulio Camillo. Teatros Olímpicos. A perspectiva. A fisognominia. Os quartos de maravilhas. O teatro dos animais. O Microcosmo e o macrocosmo de R. Fludd. Imagens da Alquimia: Atalanta Fugiens.
3º encontro - Imagens da Memória no Cinema. Pasolini. Literatura e Memória. Ver o mundo emblematicamente. O Atlas de Warburg.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Maria do Céu Diel
Professora Associada III aposentada pela EBA-UFMG. É artista plástica e gravadora. É desenhista e colagista. Pesquisadora da memória e dos artifícios das imagens, busca com suas gravuras e estudos enxergar o mundo como emblemas de seu tempo.(Foto: Helio do ce?u)
Bibliografia
Antroplogia da Comunicação Visual, Massimo Cavenacci
A Arte da memória, Frances Yeats
Aberrações, Jurgis Baltrusaits
Escritos sobre as imagens, grupo LINHA de Pequisa.
Data
12/02/2020 a 04/03/2020
Dias e Horários
Quartas, 10h às 13h.
Exceto dia 26/2.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.