Atividades

Lançamento e apresentação do livro "Conversando sobre Medicina: uma Arte em extinção?", de Diana de Benedetto Pozzi (Musa Editora, 2019).

Conversando sobre Medicina: uma Arte em extinção?

Voltar para o início Conversando sobre Medicina: uma Arte em extinção?

Programa

A obra versa sobre a trajetória da autora na medicina, onde relata seu aprendizado junto aos pacientes na prática clínica e como docente, e ao mesmo tempo, com base na observação de fatos históricos, faz questionamentos sobre os diferentes aspectos da evolução do mundo e, paralelamente, da medicina. A autora afirma que existe um amplo contexto a ser discutido, mas que o importante é a prevenção, ressaltando que medicina preventiva envolve educação, meio ambiente e melhorias sanitárias.


Neste encontro, a autora irá apresentar a sua obra e propõe um bate-papo com profissionais da área da saúde, tendo como objetivo abordar os caminhos atuais da medicina, olhando para o cuidado com o paciente, além de discutir temas como humanização do atendimento e as práticas complementares em saúde.

Com Ana Maria Malik (prefaciadora), Diana Helena de Benedetto Pozzi (autora), Maria Júlia Paes da Silva Moacyr Roberto Cucè Nobre.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Acervo Pessoal)

Palestrantes

Ana Maria Malik

Ana Maria Malik

(prefaciadora) - Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1978), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1983) e Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela USP (1991), professora titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.  Acadêmica da Academia Brasileira de Qualidade (ABQ) desde 2015. Membro do Comitê de Saúde do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) desde agosto de 2019.
(Foto: Acervo pessoal)

Diana Helena de Benedetto Pozzi

Diana Helena de Benedetto Pozzi

(Autora) - Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1967). Atuou na área clínica no complexo HC-FMUSP e ministrando aulas nos cursos de graduação, residência médica, pós-graduação e da 3ª idade. Foi professora assistente visitante na Cornell University Medical Center, durante um período de dois anos, e professora associada no Departamento de Clínica Médica da FMUSP na área de Hematologia/Oncologia. Sua atividade de orientação e pesquisa esteve vinculada ao tratamento de doenças oncohematológicas e estudos experimentais sobre indução e tratamento dessas doenças, e também aos efeitos da energia sobre organismos. Atuou na área de cultura e extensão da USP e da FMUSP onde, inclusive, editou o jornal mensal Interação, que tinha como objetivo traduzir questões médicas para a população em geral.
(Foto: Acervo pessoal)

Maria Júlia Paes da Silva

Maria Júlia Paes da Silva

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da USP (1979). Mestrado, Doutorado e Livre Docência na área de comunicação interpessoal. Professora Titular pela EEUSP. Pesquisadora Nível 1A pelo CNPq. Autora dos livros: Comunicação tem remédio; O amor é o caminho - maneiras de cuidar; No caminho -- fragmentos para ser melhor; entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Moacyr Roberto Cucè Nobre

Moacyr Roberto Cucè Nobre

Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1974), Mestrado em Reumatologia pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é Diretor da Equipe de Epidemiologia Clínica e Apoio à pesquisa do InCor  e HC da FMUSP. Coordenou o Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina entre 2000 e 2009.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/10/2019 a 21/10/2019

Dias e Horários

Segunda, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora