Cores de Almodóvar
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Surgido em um momento de abertura política e efervescência cultural na Madri pós-franquista, o cinema de Pedro Almodóvar focaliza personagens marginais, desequilibrados, passionais e autobiográficos, movidos pelo desejo. Não só as cores berrantes marcam esse cinema, mas também uma trilha sonora com marcados elementos pop, kitsch e melodramáticos. O presente ciclo objetiva abarcar algumas dessas facetas.
11/07-La Movida Madrileña e o surgimento de Almodóvar
A aula apresenta o movimento de contracultura espanhol de La Movida, ocorrido em Madri e nas principais capitais espanholas, no final dos anos 70 e começo dos 80, e o aparecimento de Pedro Almodóvar, que simboliza esta retomada pós-franquista.
A Espanha vivia um renascimento criativo, após 40 anos de ditadura, e as artes visuais, a música e o cinema testemunharam o sentimento de um grupo, que não havia vivido a Guerra Civil (1936-39), nem a Segunda Guerra Mundial, mas sofria as conseqüências cotidianas de um país isolado, que ainda executava opositores do regime, onde quase nada de novo era permitido, até que aconteceu a explosão de cores de La Movida.
Com João Eduardo Hidalgo, Docente da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da UNESP/Bauru.
14/07-Almodóvar e o universo do desejo
Um dos cineastas mais importantes da atualidade, a obra de Pedro Almodóvar gira em torno do tema do desejo. Não à toa. Se para Sigmund Freud, pai da psicanálise, falar de desejo e falar de pulsão sexual são duas maneiras de abordar o mesmo fenômeno, ao criar seus filmes em torno de personagens à margem da vida, o percurso estético do cineasta espanhol explora com propriedade o caminho da inscrição da pulsão à potência desejante dos sujeitos.
De modo que a aula visa acompanhar Almodóvar neste trajeto. Na primeira parte da aula, contextualizaremos o tema "desejo" na obra de Freud, para, em seguida, estabeleceremos, então, o diálogo que entre seus filmes e a psicanálise.
Com Giovanna Bartucci, psicanalista. Professora Doutora em Teoria Psicanalítica, ex-membro efetivo do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Ganhadora do Prêmio Jabuti 2014. Foi co-curadora da mostra "O Divã no Cinema" e idealizou o programa de webrádio "Cultura no Divã".
18/07-Labirinto de paixões: a música dos "Almodramas"
Estudar a música em Almodóvar é mergulhar em um universo abundante e multifacetado onde coexistem rock, Béla Bartók, boleros, dance, rancheras, Stravinsky, mambo, Miles Davis, canções espanholas, mexicanas, italianas, argentinas, chilenas, cubanas, brasileiras, francesas e alemãs, zarzuelas, funk, Shostakovich, canções e músicas instrumentais flamencas, músicas orquestrais utilizadas anteriormente em outros filmes e música original.
Com Guilherme Maia, doutor em Comunicação, pósCom-UFBA. Professor/pesquisador da Facom e do PósCom (UFBA).
Dar conta da natureza profusa e fragmentária da matéria musical com a qual Almodóvar trabalha, portanto, não é tarefa fácil, mas é uma aventura rica e instigante, sobretudo porque coloca o observador diante de uma inteligência rara no que diz respeito ao uso da música como recurso da expressão cinematográfica e nos ensina muito sobre essa arte.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Gorupdebesanez)
Palestrantes
João Eduardo Hidalgo
Giovanna Bartucci
Psicanalista. Professora Doutora em Teoria Psicanalítica, é autora de Onde Tudo Acontece - Cultura e psicanálise no século XXI (Civilização Brasileira), Prêmio Jabuti 2014, e Fragilidade Absoluta - Ensaios sobre psicanálise e contemporaneidade (Ed.Planeta), entre outros.
Foi co-curadora da mostra "O Divã no Cinema" e idealizou o programa de webrádio "Cultura no Divã".
(Foto: Acervo Pessoal)
Guilherme Maia
Doutor em Comunicação, pósCom-UFBA. Professor/pesquisador da Facom e do PósCom (UFBA).
Data
11/07/2016 a 18/07/2016
Dias e Horários
Segundas e Quintas, 19h30 às 21h30