Corpo e Consumo
Voltar para o inícioCancelado
Programa
O curso possui quatro objetivos:
1) Discutir o encontro de corpo & consumo na atualidade;
2) Estudar as emergências do humano a partir das tecnologias;
3) Articular estratégias discursivas do corpo no mercado-mídia; e
4) (Re)conduzir o estatuto da imagem corporal por atualização e inovação.
Cada vez mais se verifica a necessidade de uma discussão interdisciplinar com: cinema, literatura, fotografia, desenho, pintura, vídeo, design, música, dança, performance, teatro, moda. Esse conjunto de áreas distintas possibilita exemplificar esses setores culturais na sociedade atual.
Especialmente na cultura brasileira, a ideia de mercado e consumo está pautada pela composição da dinâmica midiática. Nesse caso, o binômio mercado-mídia torna-se forte atrativo de debate, pois há uma necessidade (re)considerar tal pressuposto. Do corpo à imagem corporal, (re)formulam-se experimentações mercadológico-midiáticas recorrentes na estratificação da carne com a cultura digital.
O panorama de estudos contemporâneos - na linha dos estudos culturais e das tecnologias emergentes - envolve consumo midiático, tecnologias emergentes e diversidade cultural/sexual. Disso, a produção de conhecimento atrela-se à produção de subjetividade para gerar a produção de informação como fluxo. Este último compreende desafios críticos a serem tratados em três encontros presenciais.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Wilton Garcia
Artista visual, pesquisador e professor da Fatec-Itaquaquecetuba/SP e do mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso. É Doutor em Comunicação (ECA-USP) e Pós-Doutor em Multimeios (IA/UNICAMP). Autor do livro Feito aos poucos (Hagrado, 2013), entre outros.
(Foto: Juliana Garcia)
Data
13/09/2018 a 27/09/2018
Dias e Horários
Quintas, 19h às 21h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.