Corpo e Sociedade: cultura do corpo e diversidade no Brasil
Voltar para o início
Programa
A atribuição dos cuidados com os filhos e a casa às mulheres e do papel de provedor aos homens; a valorização da beleza e juventude feminina e do sucesso profissional e financeiro masculino; a maior liberdade física e sexual dos homens e o controle do corpo e da sexualidade das mulheres; os modos de vestir e de se comportar esperados de um "homem de verdade"; a invenção da ideia de raça, a partir da cor da pele e das características fenotípicas do Outro; os padrões de beleza e corpo, branco, magro ou sarado e jovem estão relacionados e são produtos dos modelos sociais do corpo aos quais os indivíduos são treinados a conformar-se.
Os conceitos de "Técnicas Corporais" e "Imitação Prestigiosa", elaborados pelo sociólogo Frances Marcel Mauss, ajudam a compreender o processo de construção social dos corpos e o lugar que eles ocupam em diferentes culturas. Mauss define técnicas corporais como as diversas maneiras pelas quais os indivíduos, de sociedade para sociedade e de forma tradicional, são treinados a fazerem uso de seus corpos.
Segundo o autor, é por meio da educação e de acordo com as épocas, as sociedades, as convivências, as modas e os prestígios que os indivíduos imitam atos e corpos vistos como bem-sucedidos e que conquistaram autoridade sobre eles.
Neste curso, sob a perspectiva da antropologia, os participantes serão introduzidos a uma discussão sobre a construção e a difusão dos modelos sociais do corpo, tendo como foco a construção social das diferenças e desigualdades de gênero e raça que tem como foco o corpo, assim como os padrões de beleza e forma física difundidos.
14/3
Aula 1 - Antropologia do Corpo
- Os conceitos de "Técnicas Corporais" e "Imitação Prestigiosa", de Marcel Mauss;
15/3
Aula 2 - Corpo e Sociedade
- Corpo e gênero: identidade e sexualidade
- Corpo, padrões de beleza e forma física na cultura brasileira
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Marcelo Ramos
Cientista social - Antropólogo (UFRJ), com 28 anos de experiência em pesquisas, acadêmicas e de mercado. Na área da antropologia, desenvolveu diferentes estudos e pesquisas que tiveram como foco o corpo, contemplando temas como Gênero, Identidade e Sexualidade; Relacionamentos Afetivos e Sexuais; Culto ao Corpo e Felicidade no Brasil. Foi professor substituto do Departamento de Antropologia Cultural da UFRJ, pesquisador e coordenador de projetos nos núcleos de Estudos Urbanos e de Gênero e de Desigualdades, do Laboratório de Pesquisa Social ( IFCS - UFRJ), e na Fundação COPPETEC. É autor de artigos, publicados em livros, que discutem, direta ou indiretamente, a relação entre técnicas corporais na cultura brasileira e as normas de gênero, os modelos hegemônicos e subalternos de masculinidade, os padrões de beleza e forma física e a cultura material da felicidade.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
14/03/2024 a 15/03/2024
Dias e Horários
Quinta e Sexta, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 14/3.
Enquanto houver vagas.