Atividades

Repensando a condução e os papeis nas danças a dois

Curso Presencial
Corpos políticos na Dança de Salão II

Voltar para o início Corpos políticos na Dança de Salão II

Programa

A Dança de Salão é marcada historicamente por papéis de gênero e gestos estereotipados, carregando relações de poder e ferramentas de subjetivação de corpos. Desde o século XV um recorte das danças a dois é utilizado como instrumentos de produção de civilidade atendendo a um formato ocidental europeu.

Em um levantamento de registros históricos é possível perceber como tal modalidade de dança se mistura às navegações e ao processo colonizatório, atravessando também culturas indígenas e africanas e, consequentemente, construindo campos de disputas. Assim, se faz urgente refletir sobre as práticas que temos carregado ao longo dos anos e pensar outras formas de construir uma dança a dois.

Se tomarmos por base o conceito CsO (Corpo sem Órgãos) de Artaud e operado na filosofia por Deleuze, podemos pensar em danças outras que furam este corpo civilizado e docilizado, escapando do “adestramento” como única forma de dança de salão. O CsO em conjunto com outros conceitos filosóficos nos ajudam a ver o que temos reproduzido, enquanto corpo, na nossa existência e como podemos buscar estratégias para sair dos modelos de reprodução.

Dançar um forró, uma gafieira ou um bolero pelos salões é mover corpos politicamente muito mais do que imaginamos. Deste modo, este curso tem a intenção de problematizar os corpos da dança de salão e propor outros caminhos moventes, em uma mistura de discussão filosófica com práticas de movimentos. As práticas serão voltadas para a relação do corpo com o chão, com a temporalidade, ritmo e algumas bases do forró, abrindo também espaço para criação de movimentos.   

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Débora Pacheco

Débora Pacheco

Está realizando pós-doutoramento na Universidade Federal do Paraná, com o foco de pesquisa no apagamento do corpo dos professores em sua formação profissional. Com doutorado e mestrado em Educação Matemática. Experiências de formação em Dança de Salão e Dança Contemporâna (Laban e Klauss Vianna).
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

Deleuze, G., & Guattari, F. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. Editora 34, 1972.


Polezi, Carolina. Condução compartilhada: caminhos rizomáticos e contracondutores na dança de salão. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, 2023.


Pacheco, Débora Reis. Do Corpo Esgotado à Criação de Currículos-Outros: Uma Ocupação Secundarista Possível. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Educação Matemática. Campo Grande, 2020.

Data

13/07/2024 a 13/07/2024

Dias e Horários

Sábado, 10h30 às 12h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 13/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis