Curso On-Line
Criação e organização de portfólio. Por onde começar?
Voltar para o início

Programa
O portfólio de artista é um item fundamental para divulgação da produção artística de um indivíduo ou coletivo. Todavia, a criação e a manutenção de um portfólio é um desafio diante de nossas rotinas repletas de múltiplas atividades.
Contudo, lançando mão de ferramentas básicas e de um pouco de dedicação é possível não apenas criar um bom portfólio, como adaptá-lo para diferentes finalidades como participação em editais e concursos ou para difusão on-line. Neste curso compartilharemos modelos para sistematização das informações sobre sua produção artística com uso de aplicativos digitais a partir da compreensão dos objetivos de cada demanda a ser atendida.
São quatro (4) aulas com conteúdos relacionados ao dia a dia do artista, demonstrando metodologias e programas para organizar referências, textos, imagens dos trabalhos e outras informações de modo simples e objetivo.
Aula 1 - Por que um portfólio?
Um dos principais modos de difusão e compartilhamento de processos artísticos ocorre por meio da divulgação de um portfólio. Mesmo tendo uma rede social bem organizada ou um site de artista, um portfólio é um item indispensável na apresentação de uma pesquisa específica ou da trajetória de um artista. O portfólio é como um cartão de visita, fácil de ser compartilhado, pode ser indexado nas redes sociais de forma eficiente. Na primeira aula introdutória
conversaremos sobre a importância do portfólio, analisaremos alguns exemplos, demonstraremos algumas metodologias e ferramentas para sistematização de informações.
Aula 2 - Organizando nossa produção
São abordadas metodologias e aplicativos que auxiliam a organizar uma produção artística com ênfase na montagem do portfólio completo. Os participantes são incentivados a realizar como atividade prática a organização de suas informações profissionais lançando mão das ferramentas apresentadas.
Aula 3 - Construindo nosso portfólio
Nesta aula demonstraremos diferentes finalidades que um portfólio pode atender e algumas possibilidade de adaptação a partir de um modelo base, com uso de ferramentas digitais. Os participantes são incentivados a criar ou adaptar seu portfólio.
Aula 4 - Compartilhando nosso portfólio
Nesse momento vamos compartilhar o que produzimos nas aulas anteriores e analisar como podemos divulgar nosso portfólio em sites, redes sociais e outros meios.
Necessidades: Necessário computador, internet e conhecimento básico de informática.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Jonas Esteves)
Palestrantes

Jonas Esteves
Artista, programador e hacker autodidata, desenvolve pesquisas em arte contemporânea e tecnologia. Doutorando em Poéticas Interdisciplinares pelo programa Pós-graduação da EBA UFRJ. Participa do NANO, Núcleo de Artes e Novos Organismos da UFRJ do BrisaLab, Laboratório de Pesquisa em Performance, Mídia Arte e Questões Ambientais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
19/05/2025 a 09/06/2025
Dias e Horários
Segundas, 11h às 13h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 15/5.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams