Curso Presencial
Crianças pedem rede: articulação intersetorial contra à institucionalização
Voltar para o início
Programa
A intersetorialidade, se coloca como potente estratégia para o enfrentamento das atuais modalidades de institucionalização de crianças e adolescentes. A partir do debate sobre promoção da saúde mental, se evidencia as ações cotidianas entre serviços e redes que territorialmente favorecem a proteção e a corresponsabilização do Sistema de Garantia de Direitos pela defesa da participação sociocultural de todas crianças e adolescentes.
Inicialmente aborda-se as noções de institucionalização e patologização das vidas. Como possibilidade para que as pessoas, coletivamente, possam reconhecer as modalidades atuais da produção de enclausuramento (físico e subjetivo) aos quais as crianças e adolescentes estão expostos.
Na sequência, a partir de uma perspectiva complexa sobre os territórios e da construção das redes geopoliticamente referenciadas, discute-se as possibilidades para o trabalho intersetorial, principais estratégias e saberes envolvidos.
O encontro tem como pretensão contribuir para a reflexão acerca do papel do Estado na reprodução de exclusões. Assim como, contribuir com o adensamento de práticas críticas, reflexivas e despatologizantes nos campos da saúde, da educação, da justiça, da assistência social e dos direitos humanos.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Bruna Lidia Taño
Mãe de Kauã e Rhadassa. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação Especial (UFSCar). Fez pós doutorado em Psicologia Social (PUC-SP). Integra a Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (Rede Pq-SMCA) onde compõe o GT: Observatório da Institucionalização de Crianças e Adolescentes. Integra também o Instituto Càue - Redes de Inclusão. Vice-líder do Grupo de Pesquisa "Arvorecer - Saúde Mental de crianças, adolescentes e jovens: cotidiano, autonomia e participação sociocultural sob a perspectiva da terapia ocupacional e da atenção psicossocial". É uma das organizadoras do livro "Saúde Mental de Crianças e Adolescentes e Atenção Psicossocial" pela Editora Manole.
(Foto: Stel Miranda)
Data
22/11/2024 a 22/11/2024
Dias e Horários
Sexta, 10h30 às 13h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 24/10, até o dia 22/11.
Enquanto houver vagas.