Atividades

O historiador Elias Saliba nos convida para uma divertida sondagem em territórios ainda pouco explorados de uma história cultural do humor

Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários

Voltar para o início Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários

Programa

Analisando o humor soviético, as crônicas jocosas de um tal Sérgio Buarque dos Países Baixos, a sátira em Lima Barreto ou os dilemas da identidade do comediante no país da piada pronta,  o historiador Elias Saliba nos convida para uma divertida sondagem em territórios ainda pouco explorados de uma história cultural do humor.

Lançamento de livro que nos ensina que piadas, sátiras e chistes, dificilmente desentranhados de registros efêmeros e dispersos, ocultos pelo manto da familiaridade inocente ou do riso burlesco, constituem importantes códigos culturais.

E o mais surpreendente: a comédia já faz parte da vida brasileira e, embora nem sempre conduza ao  riso libertador, sugere que o único pacto social que nos une, e até já funciona nestas plagas, é o humorístico.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Elias Thomé Saliba

Elias Thomé Saliba


Historiador, professor titular do Departamento de História da FFLCH da USP, pesquisador 1A do CNPq, coordenador do site humorhistoria.wordpress.com e autor, entre outros livros, de Raízes do Riso (Cia. das Letras) e Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários: ensaios de História Cultural do Humor (Intermeios/USP,2018). Organizador do livro Modernismo: o lado oposto e os outros lados (Edições Sesc).
(Foto: Acervo Pessoal)



 

 

Data

14/06/2018 a 14/06/2018

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora