Atividades

Curso online sobre práticas pedagógicas e cultura corporal

Curso On-Line
Cultura corporal e práticas pedagógicas: da inspiração à ação

Voltar para o início Cultura corporal e práticas pedagógicas: da inspiração à ação

Programa

A corporeidade indica pistas importantes sobre como habitamos tempo e espaço. O movimentar-se confere vida aos espaços e elabora a temporalidade, criando oportunidades para o diálogo. Como as práticas corporais podem auxiliar nas reflexões sobre o aprender?

Este curso online é um convite para construirmos práticas pedagógicas e caminhos solidários, orientados pelo corpo, nossa forma de ser e estar no mundo. Que pistas o movimentar-se nos indica para auxiliar a pensar nossas práticas pedagógicas? A dimensão corporal possibilita a escuta, o olhar sensível, o encontro com o outro e com a descoberta.

Cronograma:
Aula 1: O que é ser corpo? O corpo enquanto expressão de aprendizagem e conhecimento; a aprendizagem como inscrição corporal. Sentir-se vivo, inteiro, presente.

Aula 2: A noção de diálogo a partir do jogo: o que o jogar pode nos ensinar? Corpo, gesto, presença: a centralidade das relações humanas.

Aula 3: Ser professor ou professora: inspirar em outros o desejo de saber. Reflexão sobre os saberes produzidos pelo corpo na perspectiva de orientar outras formas de organização dos discursos e práticas pedagógicas na educação escolarizada e não escolarizada.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Ana Zimmermann

Ana Zimmermann

Professora na Escola de Educação Física e Esporte da USP. Graduação e mestrado em Educação Física (UFSM e UFSC), doutorado em Educação (UFSC) e pós-doutorado na UFR STAPS/Université Paris-Decartes. Pesquisa com ênfase em dimensões socioculturais e filosóficas do movimentar-se, considerando aspectos da corporeidade associados ao jogo, esporte, aventura, e educação física escolar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

28/02/2023 a 14/03/2023

Dias e Horários

Terças, 10h às 11h30.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 26/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Valores

Grátis