Cultura e identidades na política externa Espanha-Brasil
Voltar para o início
Programa
Esta apresentação tem como objetivo analisar a construção de um modelo de política externa que se baseia no aspecto cultural. Espera-se, com isso, promover reflexões acerca da produção oficial de símbolos nacionais, dos laços estabelecidos com as comunidades de emigrantes e da relevância do campo da cultura nas relações internacionais.
A exposição do tema será estruturada da seguinte forma: panorama da imigração europeia no Brasil, localizando o imigrante espanhol; apresentação de alguns aspectos específicos da relação Espanha-Brasil durante o final da década de 70 e início de 80, ressaltando a importância simbólico-cultural da associação Casa de España na criação do discurso que legitimou a aproximação entre os países; por fim, será observada a atuação do governo espanhol na estruturação de sua política externa para o Brasil a partir da via cultural.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Capa Thinkstock)
Palestrantes

Júlia Riscado
Mestre em História pela UNIRIO e Doutoranda em Ciência Política pela UFF.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/04/2018 a 09/04/2018
Dias e Horários
Segunda, 15h às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.