Cultura e soft power internacional
Voltar para o início
Programa
O Brasil orgulha-se de ser um país multiétnico e multicultural. A contribuição de populações de variadas origens deixou como legado a valorização da diversidade, como uma característica da sociedade brasileira. O respeito à diversidade, mesmo levando em conta a persistência de formas sutis de discriminação, pode ser vista como um recurso de poder brando (soft power) do Brasil. Em um mundo ainda marcado por sectarismos e tendências de dominação por potências economicamente hegemônicas, nossa diplomacia tem sido uma ferramenta para estimular o diálogo, o entendimento mútuo e a criação de confiança entre as nações. Por meio do diálogo buscamos o objetivo central de toda a política externa de cunho humanista: a Paz, não só na nossa região, mas sempre que cabível, ao redor do mundo. Uma Paz duradoura e verdadeira pressupõe o fim das assimetrias e a promoção de um desenvolvimento justo e equilibrado. É o que nos esforçamos por obter com a integração sul-americana e o estreitamento das relações com países pobres ou em desenvolvimento, sobretudo da África e da América Latina e Caribe. É também o que norteia a nossa ação em foros multilaterais, como a ONU e a OMC. Após a palestra haverá venda de livros com autógrafo.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Nosso canal no YouTube oferece um pouco mais de nossa programação. Inscreva-se e fique por dentro.
Foto: Patrick-Gruban-(CC-BY-SA-2.0)
Palestrantes

Celso Amorim
Diplomata e cineasta. Pós-graduado pela Academia Diplomática de Viena e pela London School of Economics and Political Science. Foi presidente da Embrafilme, embaixador em Genebra e Londres, presidente do Conselho de Segurança da ONU. Ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa.
Data
25/11/2015 a 25/11/2015
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h30.