Atividades

Lançamento do estudo setorial da pesquisa TIC Cultura do Cetic.br

Cultura e Tecnologias no Brasil: práticas culturais e o uso das TICs

Voltar para o início Cultura e Tecnologias no Brasil: práticas culturais e o uso das TICs

Programa


Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


A disseminação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem revolucionado os modos como vivemos em sociedade, gerando impactos não só de ordem econômica como também simbólica. Tal cenário representa um conjunto de novos desafios e possibilidades para pesquisadores e gestores de políticas culturais. De que modo a Internet influencia o acesso a bens e serviços culturais? De que forma contribui para a ampliação da diversidade de conteúdos produzidos e difundidos? Quais as limitações das ferramentas tecnológicas para a promoção da diversidade cultural e ampliação do direito à cultura?

 

Tendo em vista esses questionamentos, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) concebeu a pesquisa TIC Cultura, que tem como objetivo investigar como o acesso às TIC e os usos que se fazem delas modificam as práticas culturais da população. Para dar início ao projeto, uma primeira exploração qualitativa foi realizada a partir de grupos focais com participantes de diversos perfis etários e socioeconômicos, em diferentes municípios brasileiros de todas as regiões do país. O resultado dessa investigação é o que se apresenta nesta publicação. Haverá distribuição gratuita da publicação.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.



(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Luciana Piazzon Barbosa Lima

Luciana Piazzon Barbosa Lima

Mestre em Estudos Culturais pela EACH-USP e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade. Atualmente coordena a pesquisa TIC Cultura no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira

Realizadora cênica, professora e pesquisadora. É doutora em sociologia da cultura pela FFLCH/USP e pós-doutoranda do IA/Unesp. É pesquisadora associada ao Cebrap, integrando a Câmara de Pesquisadores desde 2015 e tendo coordenado o Projeto Fortalecendo Redes Culturais, financiado pelo FIDC da UNESCO.
(Foto: Fernando Sciarra)

Data

21/08/2017 a 21/08/2017

Dias e Horários

Segunda, das 18h às 19h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis