Atividades

Ocupação do espaço público para a festa popular

Curso On-Line
Cultura em Ação: O samba amanhecer!

Voltar para o início Cultura em Ação: O samba amanhecer!

Programa

O isolamento social imposto pela pandemia causada pelo vírus (covid - 19) impediu a realização das festas organizadas nas comunidades. No entanto, apesar das dificuldades as pessoas que estão à frente dessas festas continuam buscando a sustentabilidade para manter seus espaços e projetos, bem como as ações previstas para um futuro próximo.

Nesse encontro os convidados falam da pandemia, das iniciativas que mobilizaram os grupos sociais, da sociabilização, das redes colaborativas, do trabalho comunitário, das atitudes transformadoras e do samba como uma manifestação artística de fundamental importância para a cidade de São Paulo.

No contexto, diante da pandemia, três experiências serão relatadas: a Escola de Samba Vai Vai, que nasceu em 1930 e tem os seus ensaios nas ruas; o grupo Madeira de Lei, fundado em 1974, que realiza uma roda de samba na rua Treze de Maio; e a Casa do Mestre Ananias um pedaço do Recôncavo Baiano na metrópole.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/5, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Rodrigo Minhoca

Rodrigo Minhoca

Capoeira do início dos anos 90 e perpetua o legado de quem o ensinou, na Casa que construíram juntos e leva seu nome, a Casa Mestre Ananias. De dentro das Rodas de Capoeira e Samba nasce um gestor da sua própria identidade Cultural.
(Foto: Capoeira Cultura e Arte)

Carla Borges

Carla Borges

Produtora do Grupo Madeira de Lei, hoje tem sua principal ação - uma roda de samba que acontece nas noites de sexta-feira - suspensa em razão da pandemia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Namur Scaldaferri

Namur Scaldaferri

Compositor e percussionista, fundador do grupo Madeira de Lei, fundado em 1974, hoje tem sua principal ação - uma roda de samba que acontece nas noites de sexta-feira - suspensa em razão da pandemia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Clarício Aparecido Gonçalves

Clarício Aparecido Gonçalves

Atual presidente da Escola de Samba Vai Vai e também presidente da UBCRESP (União dos Blocos Carnavalescos do Estado de São Paulo).
(Foto: Adriano Moraes/AssCom Vai-Vai)

Luiz Felipe

Luiz Felipe

Intérprete da Escola de Samba Vai Vai.
(Foto: AssCom Vai-Vai)

Guinho Mks

Guinho Mks

Diretor do departamento de Responsabilidade Social e Cultural da Escola de Samba Vai Vai. Coordenador da Bateria 013, importante projeto de formação de ritmistas no bairro do Bixiga e produtor do Bloco Fuzuê de Carnaval de Rua.
(Foto: AssCom Vai-Vai)

Data

25/06/2021 a 25/06/2021

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 27/5, até o dia 24/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis

Inscreva-se agora