Curso de gestão cultural em contextos tradicionais
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir de 08 de Agosto, às 14h, pelo site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
Como podemos pensar a gestão cultural das manifestações tradicionais? Depois do registro do patrimônio imaterial, como proceder para que não haja musealização das tradições? Como aproveitar os saberes tradicionais no âmbito acadêmico sem descaracterizá-lo? Este curso com oito encontro pretende discutir questões como estas e propor aprofundamentos nos temas das culturas populares.
03/09 - Antropologia e Cultura Popular: questões conceituais e metodológicas
Com: Carlos Rodrigues Brandão
17/09 - Folclore, Cultura Popular e Cultura Erudita
Com: Ivan Vilela
01/10 - Metodologia da Pesquisa (Parte Teórica e Prática/Trabalho de Campo)
Com: Alberto Ikeda
15/10 - Políticas Públicas e Culturas Populares
Com: Dane de Jade
29/10 - Pedagogia das Danças e Folguedos Brasileiros
Com: Alessandra Ribeiro
12/11 - Linguagens e Narrativas 3H
Com: Ana Yano
12/11 - Patrimônio Imaterial - Mapeamento e Registro
Com: Silvana Rubino
26/11 - Etnomusicologia
Com: Alberto Ikeda
26/11 - Artes Visuais na perspectiva das Culturas Populares
Com: Ricardo Lima
03/12 - Religiosidade, Crenças e Cultos Populares
Com: Vagner Silva
ENCERRAMENTO DO CURSO - AVALIAÇÃO
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Yara Arantes)
Palestrantes
Alberto Ikeda
Professor de Etnomusicologia, Culturas Populares e Metodologia da Pesquisa. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Consultor da Cátedra Kaapora, da Diversidade Cultural e Étnica na Sociedade Brasileira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
(Foto: Acervo pessoal)
Carlos Rodrigues Brandão
Livre docente em Antropologia do Simbolismo pela Unicamp. Realizou estudos de pós-doutorado em antropologia junto à Universidade de Perugia e à de Santiago de Compostela.
Ivan Vilela
Violeiro, compositor e pesquisador. Professor livre-docente da ECA-USP. Foi diretor de pesquisa do projeto Atlântico Sensível, AtlaS, para o Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro, Portugal, de 2018 a 2021. O projeto explorou as relações sociais criadas pelas violas através do Atlântico lusófono. É curador da série Viola Paulista, para o Selo SESC. Tem 20 discos gravados. Atua como solista e junto a grupos no Brasil e no exterior.
(Foto: Isabel Vilela)
Vagner Gonçalves Silva
Doutor em Antropologia Social, professor livre-docente da USP. Desenvolve pesquisas na área de populações afro-brasileiras, sobre temas como religiosidade, artes afro-brasileiras e representação etnográfica.
(Foto: Acervo Pessoal)
Dane de Jade
Atriz-pesquisadora, produtora, arte-educadora e gestora cultural. Doutora em Turismo, Lazer e Cultura pela Universidade de Coimbra. Coordenadora da Escola Vila da Música e do Escritório Regional de Cultura Cariri/Secult Ceará.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ricardo Lima
Professor Adjunto do Instituto de Artes / UERJ (desde 1995), onde leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Artes, coordena o Núcleo de Cultura e Arte Populares e é co-editor da Revista Textos Escolhidos de Cultura Popular. Foi pesquisador do Centro Nacional de Cultura Popular / IPHAN / MinC (1983 - 2011), onde foi responsável pelo Setor de Pesquisa e Coodenador da Sala do Artista Popular. Assumiu no período de 2009 a 2011 a Coordenação Técnica do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ana Yano
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA/USP).
(Foto: Éric Brochu)
Data
03/09/2016 a 03/12/2016
Dias e Horários
Sábados, 10h às 17h30
Local
Valores
Notícias
Gestão cultural em contextos tradicionais
Temas ligados à gestão cultural em contextos tradicionais\o/