Curso Presencial
Curso Gestão Cultural em Contextos Tradicionais
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Programa
Como podemos pensar a gestão cultural das manifestações tradicionais? Depois do registro do patrimônio imaterial, como proceder para que não haja musealização das tradições? Como aproveitar os saberes tradicionais no âmbito acadêmico sem descaracterizá-lo?
Este curso com onze encontros pretende discutir questões como estas e propor aprofundamentos nos temas das culturas populares.
Professores confirmados: Mestra Janja, José Guilherme Magnani, Dane de Jade, Alessandra Ribeiro, Alberto Ikeda, Vagner Silva, Walmir Damasceno, Rafael Menezes Bastos, Silvana Rubino, Priscila Ribeiro e Caio Csermak e Jorge dos Santos.
Pré-requisito
Seleção
As inscrições ocorrem no período de 17 a 28 de abril 2023 e devem ser realizadas por meio do preenchimento de um questionário disponível aqui.
As inscrições submetidas passarão por avaliação e os selecionados serão comunicados por e-mail até 05 de maio de 2023.
Período de matrícula
Os candidatos convocados para efetivação da matrícula deverão realizá-la no período de 08 a 14 de maio de 2023, impreterivelmente.
A central de atendimento está disponível para matrícula de segunda à sexta das 10h às 21h30 e sábados das 10h às 18h.
Programa:
15/5 - Antropologia e Cultura popular - Questões conceituais e metodológicas
Introdução a uma análise antropológica da alteridade e da diversidade cultural, enfatizando a importância da cultura enquanto instância de expressão e de ordenação do real. Proporcionar contato com as principais abordagens sobre a construção de campo disciplinar da antropologia e os principais conceitos da disciplina.
22/5 - Folclore, Cultura Popular e Cultura erudita
Definições, conflitos, intersecções e circularidade das esferas da cultura erudita e da cultura popular. A concepção antropológica do folclore. Discussão sobre diferentes manifestações do conceito de popular, explorando a ideia de tradição, memória, patrimonialização, invenção e apropriação na produção artística brasileira.
29/5 - Metodologia da Pesquisa
Pontos de vista teórico-empíricos acerca da expressão das culturas populares. Produção teórica e etnográfica de estudos brasileiros recentes. Principais ferramentas metodológicas utilizadas nas abordagens das culturas populares em pesquisas de campo. Reflexões que fundamentam as diferentes linhas teóricas no campo da história oral.
5/6 - Pedagogia nas Danças e Folguedos Brasileira
Apresentação dos processos iniciáticos que regem as comunidades praticantes. A transmissão de conhecimento e de saberes coletivos nas sociedades tradicionais. Fusões culturais e as importâncias das festas e seus aspectos de comensalidade.
12/6 - Religiosidade, Crenças e Cultos populares
Investigar as manisfestações culturais presentes nas religiões e religiosidades, compreendendo-as enquanto fenômenos histórico-culturais importantes na construção e consolidação de identidades e memórias coletivas. Magia, religião e a permeabilidade entre o mundo físico e o mundo dos ancestrais e dos espíritos. Os rituais da cultura popular como performance. Relações dos processos simbólicos com o cotidiano.
19/6 - Linguagens e Narativas tradicionais
Estudos de textos e narrativas orais, especialmente envolvendo rituais, festas e campos artísticos. Sua importância para a construção da memória coletiva e afirmação de identidades. Produção, expressão e transformação dos saberes e práticas ditas “tradicionais”. História, mito, memórica e transmissão oral, e seu interesse para os grupos indígenas e suas artes e ritos.
26/6 - Artes Visuais e culturas populares
Obra de arte ou artesanato? O encontro pretende discutir os discursos existentes na utilização dos rótulos nas artes visuais dentro das comunicadas tradicionais e propõe uma abordagem que discuta o artesanato tradicional enquanto um sistema que traz em si uma série de valores, culturas e crenças, problematizando a relação entre ética, mercado e produção artesanal.
1/7 - VIVÊNCIA – FAZENDA DAS ROSEIRAS (CAMPINAS)
3/7 - Patrimônio Imaterial – Mapeamento e Registro/Apresentação de caso
Ações de preservação, manutenção, intervenção e registro das manifestações tradicionais, assim como das políticas públicas voltadas para isso. Mediação e retorno da pesquisa aos grupos e indivíduos estudados. Processos que propiciam a apropriação dos instrumentos e a participação ativa dos atores sociais que produzem, mantêm e transmitem o patrimônio nos processos de identificação, reconhecimento e salvaguarda. Patrimônio imaterial e agenciamento da cultura.
10/7 - Políticas Públicas e Culturas populares
Debate acerca das políticas culturais desenvolvidas no Brasil em relação às alteridades das variadas manifestações populares. Dinâmicas e transformações das culturas populares. Reflexões atuais e ressignificações dos elementos da cultura popular no Brasil. Articulações entre produção e circulação de bens simbólicos.
15/7 VIVÊNCIA
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Alberto Ikeda
Professor de Etnomusicologia, Culturas Populares e Metodologia da Pesquisa. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Consultor da Cátedra Kaapora, da Diversidade Cultural e Étnica na Sociedade Brasileira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
(Foto: Acervo pessoal)

Caio Csermak
(Foto: Nina Graeff)

Rafael Menezes Bastos
Professor de antropologia na UFSC e músico. Viveu por três anos entre os Kamayurá e outros grupos indígenas das terras baixas da América do Sul. É autor de artigos sobre etnomusicologia e de dois livros sobre a música Kamayurá.
(Foto: Acervo Pessoal)

Silvana Rubino
Professora livre-docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do Departamento de História da Unicamp desde 2003. Realizou estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, sob a supervisão de Afrânio Garcia e também na mesma instituição na área de História sob a supervisão de Monica Raisa Schpun. Foi conselheira do Condephaat, órgão do patrimônio cultural em São Paulo por oito anos intermitentes.
(Foto: Acervo Pessoal)

José Guilherme Cantor Magnani
Professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU/USP). É autor de diversos livros sobre o tema, como: "Festa no pedaço: Cultura popular e lazer na cidade" e "Da periferia ao centro: trajetórias de pesquisa em antropologia urbana".
(Foto: Acervo Pessoal)

Priscila Ribeiro
Doutora em Etnomusicologia pela USP, tendo sua tese premiada pelo IPHAN em 2022 através do Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular recebendo a 2a Menção Honrosa da edição. Mestra e Graduada em Música também pela USP. Pesquisadora na área de etnomusicologia sendo a música da Folia de Reis o seu principal objeto de estudo. Foliã de Reis desde a infância, uma herança de sua família, atua junto a Folia de Reis dos Prudêncios da cidade de Cajuru-SP. Professora, Clarinetista, Violeira, Cantadora e integrante do Trio Maria Fumaça.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alessandra Ribeiro
Historiadora e doutora em urbanismo pela PUC de Campinas. É gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, mestre da comunidade Jongo Dito Ribeiro e mãe de santo umbandista no Centro de Estudos de Matriz Africana - CEMA.
(Foto: Ricardo Lima)

Jorge dos Arturos
(Mestre Jorge dos Santos), Ex-Diretor do Patrimônio Cultural Imaterial na Fundação Cultural de Contagem (FUNDAC) e ex-Superintendente de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Contagem, Minas Gerais . Agraciado com o Prêmio Culturas Populares - Edição 100 anos de Mazzaropi, concedido pelo Ministério da Cultura. Ministra palestras e cursos acerca das tradições culturais afro-brasileiras dos Arturos, em escala nacional e internacional. É luthier de tambores afro-mineiros e diretor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Contagem.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
15/05/2023 a 15/07/2023
Dias e Horários
15/5 a 10/7, segundas, 15h às 20h
1/07 e 15/7, sábados, 10h às 18h, vivências.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 17/4, até o dia 28/4.
Enquanto houver vagas.