Atividades

Curso teórico e prático que trata da gestão cultural nas manifestações populares

Curso Presencial
Curso Gestão Cultural em Contextos Tradicionais

Voltar para o início Curso Gestão Cultural em Contextos Tradicionais

Programa

Como podemos pensar a gestão cultural das manifestações tradicionais? Depois do registro do patrimônio imaterial, como proceder para que não haja musealização das tradições? Como aproveitar os saberes tradicionais no âmbito acadêmico sem descaracterizá-lo?

Este curso com onze encontros pretende discutir questões como estas e propor aprofundamentos nos temas das culturas populares.

Professores confirmados: Mestra Janja, José Guilherme Magnani, Dane de Jade, Alessandra Ribeiro, Alberto Ikeda, Vagner Silva, Walmir Damasceno, Rafael Menezes Bastos, Silvana Rubino, Priscila Ribeiro e Caio Csermak e Jorge dos Santos.

Pré-requisito
Seleção
As inscrições ocorrem no período de 17 a 28 de abril 2023 e devem ser realizadas por meio do preenchimento de um questionário disponível aqui.

As inscrições submetidas passarão por avaliação e os selecionados serão comunicados por e-mail até 05 de maio de 2023.

Período de matrícula
Os candidatos convocados para efetivação da matrícula deverão realizá-la no período de 08 a 14 de maio de 2023, impreterivelmente.


A central de atendimento está disponível para matrícula de segunda à sexta das 10h às 21h30 e sábados das 10h às 18h.

Programa:

15/5 - Antropologia e Cultura popular - Questões conceituais e metodológicas
Introdução a uma análise antropológica da alteridade e da diversidade cultural, enfatizando a importância da cultura enquanto instância de expressão e de ordenação do real. Proporcionar contato com as principais abordagens sobre a construção de campo disciplinar da antropologia e os principais conceitos da disciplina.

22/5 - Folclore, Cultura Popular e Cultura erudita
Definições, conflitos, intersecções e circularidade das esferas da cultura erudita e da cultura popular. A concepção antropológica do folclore. Discussão sobre diferentes manifestações do conceito de popular, explorando a ideia de tradição, memória, patrimonialização, invenção e apropriação na produção artística brasileira.

29/5 - Metodologia da Pesquisa
Pontos de vista teórico-empíricos acerca da expressão das culturas populares. Produção teórica e etnográfica de estudos brasileiros recentes. Principais ferramentas metodológicas utilizadas nas abordagens das culturas populares em pesquisas de campo. Reflexões que fundamentam as diferentes linhas teóricas no campo da história oral.

5/6 - Pedagogia nas Danças e Folguedos Brasileira
Apresentação dos processos iniciáticos que regem as comunidades praticantes. A transmissão de conhecimento e de saberes coletivos nas sociedades tradicionais. Fusões culturais e as importâncias das festas e seus aspectos de comensalidade.

12/6 - Religiosidade, Crenças e Cultos populares
Investigar as manisfestações culturais presentes nas religiões e religiosidades, compreendendo-as enquanto fenômenos histórico-culturais importantes na construção e consolidação de identidades e memórias coletivas. Magia, religião e a permeabilidade entre o mundo físico e o mundo dos ancestrais e dos espíritos. Os rituais da cultura popular como performance. Relações dos processos simbólicos com o cotidiano.

19/6 - Linguagens e Narativas tradicionais
Estudos de textos e narrativas orais, especialmente envolvendo rituais, festas e campos artísticos. Sua importância para a construção da memória coletiva e afirmação de identidades. Produção, expressão e transformação dos saberes e práticas ditas “tradicionais”. História, mito, memórica e transmissão oral, e seu interesse para os grupos indígenas e suas artes e ritos.

26/6 - Artes Visuais e culturas populares  
Obra de arte ou artesanato? O encontro pretende discutir os discursos existentes na utilização dos rótulos nas artes visuais dentro das comunicadas tradicionais e propõe uma abordagem que discuta o artesanato tradicional enquanto um sistema que traz em si uma série de valores, culturas e crenças, problematizando a relação entre ética, mercado e produção artesanal.

1/7 - VIVÊNCIA – FAZENDA DAS ROSEIRAS (CAMPINAS)

3/7 - Patrimônio Imaterial – Mapeamento e Registro/Apresentação de caso
Ações de preservação, manutenção, intervenção e registro das manifestações tradicionais, assim como das políticas públicas voltadas para isso. Mediação e retorno da pesquisa aos grupos e indivíduos estudados. Processos que propiciam a apropriação dos instrumentos e a participação ativa dos atores sociais que produzem, mantêm e transmitem o patrimônio nos processos de identificação, reconhecimento e salvaguarda. Patrimônio imaterial e agenciamento da cultura.

10/7 - Políticas Públicas e Culturas populares  
Debate acerca das políticas culturais desenvolvidas no Brasil em relação às alteridades das variadas manifestações populares. Dinâmicas e transformações das culturas populares. Reflexões atuais e ressignificações dos elementos da cultura popular no Brasil. Articulações entre produção e circulação de bens simbólicos.

15/7 VIVÊNCIA

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Alberto Ikeda

Alberto Ikeda

Professor de Etnomusicologia,  Culturas Populares e Metodologia da Pesquisa. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Consultor da Cátedra Kaapora, da Diversidade Cultural e Étnica na Sociedade Brasileira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
(Foto: Acervo pessoal)

Caio Csermak

Caio Csermak


Antropólogo, etnomusicólogo, curador, avaliador e produtor musical, Caio Csermak é doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Música Franz Liszt de Weimar, Alemanha. Foi Animador Cultural do Sesc São Paulo entre os anos de 2013 e 2015, sendo responsável pela programação de música do Teatro Paulo Autran. Como produtor cultural independente, lançou 7 CDs e produziu dezenas de shows e programações com nomes como Mateus Aleluia, Sapopemba, Roberto Mendes, Ivan Vilela e Ellen Oleria. Foi curador assistente do Festival Internacional Sesc de Circo (2014) e da exposição Jamaica! Jamaica! (2018). Como avaliador de programas das Nações Unidas trabalhou para diversas agências e fundos do Sistema, como ACNUR, ONU Mulheres, UNESCO e UNFPA.
(Foto: Nina Graeff)


 

Rafael Menezes Bastos

Rafael Menezes Bastos

Professor de antropologia na UFSC e músico. Viveu por três anos entre os Kamayurá e outros grupos indígenas das terras baixas da América do Sul. É autor de artigos sobre etnomusicologia  e de dois livros sobre a música Kamayurá.
(Foto: Acervo Pessoal)

Silvana Rubino

Silvana Rubino

Professora livre-docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do Departamento de História da Unicamp desde 2003. Realizou estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, sob a supervisão de Afrânio Garcia e também na mesma instituição na área de História sob a supervisão de Monica Raisa Schpun. Foi conselheira do Condephaat, órgão do patrimônio cultural em São Paulo por oito anos intermitentes.
(Foto: Acervo Pessoal)

José Guilherme Cantor Magnani

José Guilherme Cantor Magnani

Professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU/USP). É autor de diversos livros sobre o tema, como: "Festa no pedaço: Cultura popular e lazer na cidade" e "Da periferia ao centro: trajetórias de pesquisa em antropologia urbana".
(Foto: Acervo Pessoal)

Priscila Ribeiro

Priscila Ribeiro

Doutora em Etnomusicologia pela USP, tendo sua tese premiada pelo IPHAN  em 2022 através do Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular recebendo a 2a Menção Honrosa da edição. Mestra e Graduada em Música também pela USP. Pesquisadora na área de etnomusicologia sendo a  música da Folia de Reis o seu principal objeto de estudo. Foliã de Reis desde a infância, uma herança de sua família, atua junto a Folia de Reis dos Prudêncios da cidade de Cajuru-SP. Professora, Clarinetista, Violeira, Cantadora e integrante do Trio Maria Fumaça.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Historiadora e urbanista. É gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, mestre da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, Mãe de Santo Umbandista, coordenadora da Pós-graduação em Matriz Africana – lato senso FACIBRA/UNIVIDA e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial.
(Foto: Agô)

Jorge dos Arturos

Jorge dos Arturos

(Mestre Jorge dos Santos), Ex-Diretor do Patrimônio Cultural Imaterial na Fundação Cultural de Contagem (FUNDAC) e ex-Superintendente de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Contagem, Minas Gerais . Agraciado com o Prêmio Culturas Populares - Edição 100 anos de Mazzaropi, concedido pelo Ministério da Cultura. Ministra palestras e cursos acerca das tradições culturais afro-brasileiras dos Arturos, em escala nacional e internacional. É luthier de tambores afro-mineiros e diretor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Contagem.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/05/2023 a 15/07/2023

Dias e Horários

15/5 a 10/7, segundas, 15h às 20h

1/07 e 15/7, sábados, 10h às 18h, vivências.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 17/4, até o dia 28/4.
Enquanto houver vagas.


Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira