Curso Presencial
Curso Gestão Cultural em Contextos Tradicionais 2025
Voltar para o início

Programa
Como podemos pensar a gestão cultural das manifestações tradicionais? Depois do registro do patrimônio imaterial, como proceder para que não haja musealização das tradições? Como aproveitar os saberes tradicionais no âmbito acadêmico sem descaracterizá-lo?
Este curso com onze encontros pretende discutir questões como estas e propor aprofundamentos nos temas das culturas populares.
Pré-requisito
Seleção
As inscrições ocorrem no período de 8 a 15 de abril 2025 e devem ser realizadas por meio do preenchimento de um questionário disponível aqui.
As inscrições submetidas passarão por avaliação e os selecionados serão comunicados por e-mail até 06 de maio de 2025.
Período de matrícula
Os candidatos convocados para efetivação da matrícula deverão realizá-la no período de 06 a 10 de maio de 2025, impreterivelmente.
A central de atendimento está disponível para matrícula de segunda à sexta das 10h às 21h30 e sábados das 10h às 18h.
Programa:
13/5 – Aula Magna e apresentação do programa
20/05 - Antropologia e Cultura popular - Questões conceituais e metodológicas
Introdução a uma análise antropológica da alteridade e da diversidade cultural, enfatizando a importância da cultura enquanto instância de expressão e de ordenação do real. Proporcionar contato com as principais abordagens sobre a construção de campo disciplinar da antropologia e os principais conceitos da disciplina.
27/5 - Folclore, Cultura Popular e Cultura erudita
Definições, conflitos, intersecções e circularidade das esferas da cultura erudita e da cultura popular. A concepção antropológica do folclore. Discussão sobre diferentes manifestações do conceito de popular, explorando a ideia de tradição, memória, patrimonialização, invenção e apropriação na produção artística brasileira.
3/6 - Religiosidade, Crenças e Cultos populares
Investigar as manisfestações culturais presentes nas religiões e religiosidades, compreendendo-as enquanto fenômenos histórico-culturais importantes na construção e consolidação de identidades e memórias coletivas. Magia, religião e a permeabilidade entre o mundo físico e o mundo dos ancestrais e dos espíritos. Os rituais da cultura popular como performance. Relações dos processos simbólicos com o cotidiano.
7/6 - VIVÊNCIA – TERREIRO INZO TUMBANSI: TAATA KATUVANJESI
10/6 - Pedagogia nas Danças e Folguedos Brasileira
Apresentação dos processos iniciáticos que regem as comunidades praticantes. A transmissão de conhecimento e de saberes coletivos nas sociedades tradicionais. Fusões culturais e as importâncias das festas e seus aspectos de comensalidade.
17/6 - Linguagens e Narrativas tradicionais
Estudos de textos e narrativas orais, especialmente envolvendo rituais, festas e campos artísticos. Sua importância para a construção da memória coletiva e afirmação de identidades. Produção, expressão e transformação dos saberes e práticas ditas “tradicionais”. História, mito, memórica e transmissão oral, e seu interesse para os grupos indígenas e suas artes e ritos.
24/6 - Artes Visuais e culturas populares
Obra de arte ou artesanato? O encontro pretende discutir os discursos existentes na utilização dos rótulos nas artes visuais dentro das comunicadas tradicionais e propõe uma abordagem que discuta o artesanato tradicional enquanto um sistema que traz em si uma série de valores, culturas e crenças, problematizando a relação entre ética, mercado e produção artesanal.
1/7 - Patrimônio Imaterial – Mapeamento e Registro/Apresentação de caso
Ações de preservação, manutenção, intervenção e registro das manifestações tradicionais, assim como das políticas públicas voltadas para isso. Mediação e retorno da pesquisa aos grupos e indivíduos estudados. Processos que propiciam a apropriação dos instrumentos e a participação ativa dos atores sociais que produzem, mantêm e transmitem o patrimônio nos processos de identificação, reconhecimento e salvaguarda. Patrimônio imaterial e agenciamento da cultura.
8/7 - Políticas Públicas e Culturas populares
Debate acerca das políticas culturais desenvolvidas no Brasil em relação às alteridades das variadas manifestações populares. Dinâmicas e transformações das culturas populares. Reflexões atuais e ressignificações dos elementos da cultura popular no Brasil. Articulações entre produção e circulação de bens simbólicos.
12/7 - VIVÊNCIA – FAZENDA DAS ROSEIRAS (CAMPINAS)
Com Ivan Vilela, Dane de Jade, Alessandra Ribeiro, Alberto Ikeda, Rosenilton Silva Oliveira , Taata Katuvanjesi, Caio Csermak, John Abé, Casa de batuqueiro e outros.
(Arte: Walter Cruz)
Data
13/05/2025 a 12/07/2025
Dias e Horários
Terças, 14h às 18h.
Sábados, 10h às 17h.
Inscrições para o processo seletivo: 8 a 15 de abril 2025