Curso Presencial
Da diáspora africana em Museus de História
Voltar para o início

Programa
A palestra tem por objetivo refletir sobre as representações da Diáspora Africana no acervo e exposições de museus de história brasileiros. Com base em estudos e diagnósticos, propõe um debate sobre como uma abordagem crítica e decolonial, inspirada por autores como Lélia Gonzalez, Achille Mbembe, Grada Kilomba, entre outros, pode lançar bases para a escrita de outras histórias a partir de pesquisas e ressignificação de objetos.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Aline Montenegro)
Palestrantes

Aline Montenegro Magalhães
Mestre e doutora em História Social pela UFRJ (2004 e 2009). É docente do Museu Paulista da USP após atuar por mais de 20 anos como historiadora no Museu Histórico Nacional. Foi bolsista pós-doutorado Sênior do CNPq, entre 2018 e 2020, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Os negros no Museu Histórico Nacional: por uma coleção descolonizada. 1922-2018".
(Foto: Acervo pessoal)
Data
23/11/2023 a 23/11/2023
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 23/11.
Enquanto houver vagas.