Curso Presencial
Da Fronteirização à Extra-territorialidade: Imagens do Nomadismo e das diásporas
Voltar para o início
Programa
O curso vai apresentar e discutir o tema dos deslocamentos forçados na atualidade. Segundo a ACNUR, em contabilização já defasada considerando crescentes conflitos contemporâneos, atualmente mais de 110 milhões de pessoas se encontram nessa situação. Lamentavelmente nos encontramos imersos num drama humanitário em expansão vertiginosa. Narrativas sobre esse nomadismo forçado são, em grande parte, relegadas a informações quantitativas e que não dimensionam as experiências vividas. Imagens que retomam e simbolizam trajetórias daqueles que passaram, e passam, por uma situação de deslocamento são marcas de um acontecimento e de uma experiência urgente, algo que precisa ser amplamente divulgado.
Sem solo, sem pátria, desprovidos de cobertura legal e de meios de sobrevivência, esses “fronteirizados” (Mbembe 2021) vivem em grande parte no desabrigo e no mal-estar radical. Nesse processo, o Mar Mediterrâneo converte-se em um gigantesco cemitério, repetindo o que havia ocorrido com o Atlântico nos séculos XVI-XIX, durante o tráfico de escravizados raptados do continente africano e levados para as Américas. Como afirmou o jornalista Alessandro Leogrande, daqui a cem anos quando explorarem as profundezas marítimas serão encontrados milhares de cadáveres e destroços no Mediterrâneo, a partir “daí vão imaginar uma guerra que a História não deixou nenhum traço, uma guerra que, de fato, acontece a cada dia, sem que tenhamos na realidade consciência”(APUD, SALVIANI p.13).
No curso vamos apresentar e analisar imagens desses deslocamentos forçados, tanto em fotografia, como nas artes visuais de um modo geral, que resultam num material extremamente relevante, à margem de excludentes narrativas “oficiais” e que vão seguramente se tornar fontes de pesquisa de um longo capítulo da história invisibilizada por grande parte da mídia mundial. Daremos especial destaque para a produção cinematográfica e artística de Sonia Guggisberg, que integrará a equipe de professores.
Sendo a Grécia a porta de entrada dos países árabes e de muitos países africanos para a Europa, a artista realizou 6 viagens de 2014 a 2019 a este país com o objetivo de entender, registrar, filmar, parte deste enorme movimento migratório. O resultado destas viagens foi a realização de 5 filmes curta metragem e 2 filmes longa metragem, que serão em parte projetados e discutidos durante o curso.
O dispositivo fotográfico-fílmico surge como importante articulador dos testemunhos dessa população recusada e abandonada. Para além da inscrição dos traumas, reflete-se também no curso em que medida as imagens e testemunhos desse crime permitem não apenas uma tentativa de elaboração, mas mesmo a produção de uma resistência e de uma extra-territorialidade crítica, desconstrutora de nacionalismos e de fronteirizações racistas e neofascistas.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Sonia Guggisberg)
Palestrantes
Ana Carolina de Moura Delfim Maciel
Doutora pela UNICAMP, com pós-doutorado pela USP e EHESS/ Paris. Coordenadora da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - UNICAMP/ACNUR/ ONU. Professora do PPG em Multimeios-UNICAMP e International Fellow do ICM-França.
(Foto: Acervo Pessoal)
Márcio Seligmann-Silva
Doutor pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutor por Yale e professor titular de Teoria Literária na UNICAMP e curador de exposições. Foi professor visitante em Universidades na Argentina, Alemanha, Inglaterra e México.
(Foto: Acervo Pessoal)
Sonia Guggisberg
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com Posdoc realizado na ECA-USP. Guggisberg atua como artista, videomaker e pesquisadora. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre o redesenho de identidades, a clausura humana, fronteiras e muros em diferentes possibilidades.
(Foto: Denise Adams)
Data
18/10/2024 a 08/11/2024
Dias e Horários
Sextas, 15h às 17h
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/9, até o dia 18/10.
Enquanto houver vagas.