Curso Presencial
Da perseguição à exaltação: o terreiro como patrimônio cultural em São Paulo
Voltar para o início
Programa
O curso apresenta o terreiro como epicentro na formação da cultura brasileira e das identidades nacionais, - para além de sua função religiosa -, e as lutas de suas comunidades para serem reconhecidas como produtoras de bens culturais relevantes pelos órgãos governamentais de patrimonialização.
Em particular foca a luta de seis comunidades de candomblé e uma de umbanda do estado de São Paulo para terem seus espaços tombados pelo Condephaat.
20/8- Encontro presencial no Centro de Pesquisa e Formação,
21/8- Embarque às 09h do Centro de Pesquisa e Formação rumo a Santo André, para visita ao Santuário Nacional da Umbanda, com previsão de retorno às 17h.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Ilustração: José Pedro da Silva Neto Inatobi - Livro Terreiros Tombados em São Paulo.)
Palestrantes
Vagner Gonçalves da Silva
Antropólogo; professor da USP; pós-doutor pela Harvard University e pela City University of New York (Fulbright Scholar Program). Autor de: Candomblé e Umbanda; Orixás da Metrópole; O antropólogo e sua magia; Terreiros Tombados em São Paulo; Exu - Um Deus Afro-Atlântico no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
Silva, Vagner Gonçalves da - Orixás da Metrópole.
Silva, Vagner Gonçalves da - Terreiros tombados em São Paulo. Laudos e Reflexões sobre a patrimonialização de bens afro-brasileiros. São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, 2021
Data
20/08/2022 a 21/08/2022
Dias e Horários
Sábado, 15h às 17h.
Domingo, 10h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 19/8.
Enquanto houver vagas.