Curso Presencial
Dança de Salão: corpos políticos e atravessamentos filosóficos - módulo 1
Voltar para o início

Programa
Dançar um forró, uma gafieira ou um bolero pelos salões é mover corpos politicamente muito mais do que imaginamos. Deste modo, a intenção é problematizar os corpos da dança de salão e propor outros caminhos, em uma mistura de discussão filosófica com práticas de movimentos, tendo como referência o conceito CsO (Corpo sem Órgãos) de Artaud e operado na filosofia por Deleuze.
O curso propõe os seguintes encontros:
Encontro 1: Sensibilização Corporal e Corpo Sem Órgãos
Neste encontro acontece uma apresentação coletiva, seguida por um aquecimento corporal voltado para sensibilizar os participantes sobre suas próprias possibilidades de movimento. Introdução do conceito de "corpo sem órgãos", explorando como ele desafia a organização corporal tradicional. Os exercícios incluirão dinâmicas de experimentação que buscam desconstruir padrões preestabelecidos, criando uma relação mais fluida e intuitiva com o próprio corpo e com os outros participantes.
Encontro 2: Rizoma e Coletividade
No segundo encontro, foca no conceito de "rizoma" e suas aplicações na dinâmica de grupo. Breve explanação teórica sobre as ideias de multiplicidade, conexão e não hierarquia que o rizoma propõe. Em seguida, os participantes são divididos em pequenos grupos para a realização de exercícios que promovam a exploração de trajetórias corporais e interações rizomáticas. As dinâmicas coletivas criam redes de relações entre os corpos, desafiando padrões de movimentação linear e criando um ambiente de criação.
Encontro 3: Corpo Sem Órgãos e o Universo do Forró
Este encontro, aprofunda o conceito de "corpo sem órgãos", concentrando-nos na desconstrução de estruturas corporais fixas e na liberação das intensidades do movimento. Há a integração do universo do forró como pano de fundo para as experiências práticas, utilizando seus ritmos e dinâmicas como base para a exploração de novas possibilidades de organização corporal. Os participantes são guiados por uma série de exercícios de improvisação que incentivam a relação entre controle e liberdade no movimento, conectando os conceitos filosóficos à prática da dança.
Encontro 4: Rizoma e Movimentação no Forró
O último encontro amplia o conceito de "rizoma" através de práticas que conectem teoria e experiência corporal, com foco no universo do forró. Discute sobre como as ideias rizomáticas podem ser aplicadas à criação coletiva e ao movimento não linear, conectando essas reflexões aos elementos característicos do forró. O encerramento será marcado por uma experiência coletiva que sintetiza os conceitos explorados ao longo do módulo, destacando a conexão entre teoria e prática.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Carolina Polezi
Doutora em Educação (UNICAMP), onde desenvolveu o método Condução Compartilhada.
(Foto: Acervo Pessoal)

Débora Pacheco
Doutora em Educação Matemática (UFPR). Desenvolve projeto de pós-doutoramento, na mesma universidade, que pesquisa o apagamento do corpo dos professores em sua formação profissional.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
Deleuze, G., & Guattari, F. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. Editora 34, 1972.
Polezi, Carolina. Condução compartilhada: caminhos rizomáticos e contracondutores na dança de salão. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, 2023.
Pacheco, Débora Reis. Do Corpo Esgotado à Criação de Currículos-Outros: Uma Ocupação Secundarista Possível. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Educação Matemática. Campo Grande, 2020.
Data
05/06/2025 a 03/07/2025
Dias e Horários
Quintas, 18h30 às 21h30. Exceto dia 19/6.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 5/6.
Enquanto houver vagas.