Curso Presencial
Dança moderna 1992 - 2022
Voltar para o início
Programa
Dança Moderna 1992-2022 reúne textos do livro Dança Moderna (1992), com escritos atualíssimos, grafados em português e inglês, um deles apresentando imagens inéditas: as fotos da bailarina da Semana de Arte Moderna, evento que em 2022 teve seus cem anos festejados.
Sob a curadoria editorial de Cássia Navas, os quatro artigos de 1922 permaneceram intactos: As mães da modernidade e Klauss Vianna em São Paulo, de Cássia Navas, como também os Companhias Estáveis e A experiência do Teatro Galpão de Linneu Dias.
A eles se juntam os capítulos: Dança na Semana de Arte de 1922, importante desimportância, de Cássia Navas; Dança em São Paulo hoje: continuidade e instabilidade, de 1992 a 2022, de Henrique Rochelle e Modernidade, dança no Recife, de Arnaldo Siqueira.
Com isto, consolidam-se escrituras da modernidade em Dança (aqui incluídos o pós-moderno, o contemporâneo e até mesmo um des-moderno decolonial), desta vez para além de São Paulo, lançando-se uma mirada sobre a dança do Recife.
Sobre os autores
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Cássia Navas
Pesquisadora e ensaísta, é professora-colaboradora do Programa de Artes da Cena/ Instituto de Artes-Unicamp. Curadora e consultora de vários projetos/programas em Dança no Brasil e exterior, é especialista em gestão/políticas da cultura (Ministère de la Culture- France/Unesco/Université de Dijon).
(Foto: Acervo Pessoal)
Valmir Santos
Jornalista e crítico teatral, fundador e editor do site Teatrojornal - Leituras de Cena, desde 2010. Doutorando em Teoria e Prática do Teatro pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde cursou mestrado na mesma área. Autor de livros ou capítulos a exemplo de Abreugrafias da cena na Cia. Teatro da Cidade: acerca da trilogia formada por Maria Peregrina, Um dia ouvi a lua e O coração nas sombras (Carleto Editorial, 2021); Atos de coexistência: 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP (Sesi-SP Editora, 2017); O Tapa no Arena: repertório em imagens (Edições Sesc São Paulo, 2015).
(Foto: Acervo Pessoal)
Arnaldo Siqueira
Doutor em Artes da Cena (Instituto de Artes-Unicamp), professor do curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, produtor cultural e curador de projetos e festivais de Dança e autor de inúmeros artigos e quatro livros sobre a dança em Recife.
(Foto: Acervo Pessoal)
Henrique Rochelle
Crítico de Dança, professor e pesquisador. Foi Professor-Colaborador do Departamento de Artes Cênicas da USP, onde cumpriu estágios de Pós-Doutoramento na Escola de Comunicações e Artes. É Doutor e Mestre em Artes da Cena (Unicamp/Paris 8).
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcela Benvegnu
Jornalista, pesquisadora de Dança e gestora. É Superintendente de Desenvolvimento Institucional da Associação Pró-Dança. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (crítica de dança) e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora do curso de Pós-graduação em Dança e Consciência Corporal na Universidade Estácio de Sá e USC.
(Foto: Wilian Aguiar)
Flávia Fontes Oliveira
Jornalista e roteirista. Coordenadora das áreas de Comunicação, Educativo e Memória na São Paulo Companhia de Dança. É formada pela Unesp (1996) em Jornalismo e mestre em Comunicação pela PUC SP (2007). É autora do artigo "Texturas da Memória" no livro “Sala de Ensaio”, organizado por Inês Bogéa (Imprensa Oficial| SPCD, 2010) e coorganizadora do livro Na dança, junto com Flávia Fontes Oliveira, Cássia Navas e Inês Bogéa (Imprensa Oficial, 2005).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/11/2023 a 21/11/2023
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 21/11.
Enquanto houver vagas.