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Perspectivas de conexão: alternativas de sobrevivência nas experiências criativas do corpo que dança

Curso Presencial
Dança - Perspectivas de conexão

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Programa

Com base nas colocações da filósofa política Hannah Arendt, a solidão é o estado de não pertencer ao mundo e o isolamento social é um dispositivo que desmobiliza os desejos e possibilidades de agir com o outro. De modo que, conexões sociais não se caracterizam por quaisquer vínculos entre os corpos, elas são os processos de pertencimento, memórias, entre outros que mobilizam estes desejos e habilidades.

O livro Perspectivas de conexão nas experiências criativas do corpo que dança (2021), publicado por Rose Prado, traça a linha condutora deste curso, elaborado com base em pesquisas neurocientíficas e sociais sobre o corpo que dança, a fim de refletir sobre as alternativas de conexão produzidas nas experiências criativas.

Desenvolvido por meio da bibliografia de referência e pontuadas por experimentos de recorte prático, em sua introdução, são apresentados alguns dos contextos socioculturais em torno dos processos de conexão social, isolamento e dos diferentes significados contemporâneos do termo "criatividade", pontuando suas problemáticas e questões.

É importante destacar que, ao abordar as experiências de criação do corpo que dança, como alternativas de sobrevivência, de modo algum deslocamos estas experiências de suas potencialidades estéticas e narrativas no campo da arte, ou as subordinamos a outras áreas, ao contrário disto, são justamente estas potencialidades e processos que produzem estas alternativas.

Além de uma bibliografia complementar, os estudos são organizados em três perspectivas de conexão social (interseccionais), que partem das seguintes referências:

1) Imagem: Experiências de criação com foco principal nos processos da percepção (relações entre memória e sensorialidade que orientam no nosso comportamento). Sendo seus principais referenciais: o pesquisador e bailarino Klauss Vianna, o neurofisiologista Alain Berthoz e o neurocientista António Damásio;

2) Forma: Com base em estudos geometrias do corpo-espaço, sonoridades, tempo, entre outras possibilidades, esta perspectivas investiga os arranjos produzidos pela forma e seus significados, com base na proposição de "coreografias sociais", de Andrew Hewitt, e as construções coreográficas de William Forsythe;

3) Conceito: Questões elaboradas por meio de conceitos de Rudolf Laban  estudos sobre o pensamento corporificado (embodied mind) e a produção de conhecimento a partir da experiência sensório-motora, propostos pelos linguistas e cientistas cognitivos George Lakoff e Mark Johnson.  

Ao falar em criação, é importante alertar que o foco não está na composição de obras cênicas. O curso parte da noção de experiência criativa como processos do corpo nos contatos com as variações dos ambientes e de outros corpos, que produzem outras variações. Concentrando-se nos fluxos, operações e trocas que ocorrem e são produzidos nas experiências criativas do corpo que dança.

Alguns dos autores que fazem parte das referências complementares: Christian Dardot e Pierre Laval (Sociologia); Erving Goffman (Sociologia),  Pascal Gielen (Sociologia), Luis Antonio dos Santos Baptista (Psicologia Social), Helena Katz (Corpo, Comunicação e Sociedade), Giorgio Agambén (Sociologia), Mônica Ribeiro (Dança e Cognição), Jesús Martín-Barbero (Comunicação); Lenira Rengel (Dança), Eleonora Fabião (Performance), Donna Haraway (Filosofia); Jorge Larrosa (Filosofia), Fernanda Carlos Borges (Filosofia do Corpo e Performance), entre outros.

Voltado a todos que se interessem pelas experiências e fluxos contínuos de informações entre corpo e ambiente, com base nas possibilidades das Artes da Cena. As aulas são propostas como diálogos contextuais; trocas que abrangem diferentes territórios, narrativas, questões, saberes e percepções.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Marcos Rogério Ferraz)

Palestrantes

Rose Prado

Rose Prado

Artista da cena, educadora e produtora cultural; mestra em Comunicação e Semiótica e especialista em Técnica Klauss Vianna (PUCSP). Participa do projeto "Corpos em desaceleração" e dirige a vídeo-performance "Os amoladores de facas".
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/09/2023 a 06/10/2023

Dias e Horários

Sextas, 19h às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 15/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira