Curso Presencial
Dandismo à brasileira
Voltar para o início

Programa
O que é o dandismo? Quem são os dândis? O dandismo é uma antimoda? O dandismo é a moda a contrapelo? Qual a relação entre dandismo e literatura? Mário de Andrade foi um dândi? Neste curso, vamos tentar responder a algumas dessas perguntas.
Dandismo não é sinônimo de elegância. Às vezes, muito pelo contrário, já que o dândi é aquele que se destaca pela originalidade de sua aparência. Beau Brummel, imortalizado nos livros do romantismo francês como o primeiro dândi da história, foi uma figura ícone da transição do vestuário aristocrático para o burguês, no início do século XIX. De lá para cá, ser dândi ganhou diferentes significados, mas não podemos perder de vista a essência do dandismo: uma atitude rebelde, anticonformista, original.
No curso "Dandismo à brasileira" vamos analisar a aparência e as atitudes de três escritores cuja obra e os modos de vestir repercutiram no meio literário e na sociedade brasileira de cada período.
Assim, a partir desse recorte, será possível esmiuçar não apenas a relação entre dandismo e literatura, mas também os vínculos que existem entre escritores e a moda.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 23/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Carolina Casarin
Graduada e mestre em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Artes Visuais pela mesma instituição. É figurinista e professora de história do vestuário e da moda. Faz parte do Coletivo Moda e Decolonialidade: Encruzilhadas do Sul Global (CoMoDe).
(Foto: Ana Alexandrino)
Data
20/02/2024 a 29/02/2024
Dias e Horários
Terças e Quintas, 10h30 às 12h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 23/1, até o dia 20/2.
Enquanto houver vagas.