De como o Japão Inventou a Arte Moderna
Voltar para o início
Programa
O período Edo (1603 - 1868) é o lugar do engajamento das experiências de lado a lado, fundamental para o entendimento das poéticas singulares que nasceram dessas aproximações.
Os mercados foram fundamentais, tanto entre holandeses e japoneses, no século XVII, quanto entre japoneses e franceses, seguidos por outros países europeus, no XIX, quando sociedades mercantis criam uma nova classe e uma nova cultura, que rejeita certas tradições e abraçam o hedonismo.
Nenhuma civilização glorificou o temporário, o interino, de modo tão eloquente quanto a cultura do mundo flutuante, que será abordada nessa palestra através de análises da gravura Ukiyo-e, produzida pelo Japão no período Edo, sendo um dos pontos de contato entre japoneses, holandeses e franceses, na formação de tecidos visuais inéditos.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Hiroshige Van Gogh)
Palestrantes

Claudio Mubarac
Artista e professor. Doutor em Artes Visuais pela USP e professor na Escola de Comunicação de Artes da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
08/08/2018 a 08/08/2018
Dias e Horários
Quarta, 14h30 às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.