Curso Presencial
De frente para a América do Sul: desafios e possibilidades para o Brasil
Voltar para o início

Programa
Historicamente, o Brasil esteve "de costas" para a América do Sul, buscando estabelecer laços culturais, políticos e econômicos com a Europa e os Estados Unidos. No entanto, nos últimos 30 anos as relações com nossa vizinhança ganharam destaque e, em alguns momentos, centralidade em nossas relações internacionais. Ainda assim, vivemos um profundo desconhecimento sobre como ampliar nossa inserção regional.
O curso objetiva introduzir um panorama das principais discussões sul-americanas, retomando em cada uma das aulas os processos históricos e, a partir deles, debater a atual conjuntura. Busca-se realizar uma imersão temática explicitando como múltiplos temas perpassam a realidade de vários países da região, ainda que cada um conte com suas particularidades, sempre tendo o Brasil como ponto de partida.
O curso é destinado a todas as pessoas interessadas em iniciar os estudos sobre a inserção do Brasil na América do Sul e entender mais sobre a política regional.
17/10 - Aula 1: Cultura, identidade e desenvolvimento: qual o papel do Brasil na região?
20/10 - Aula 2: Segurança é a nossa principal preocupação? Drogas, crime e política na América do Sul
24/10 - Aula 3: Nossas democracias estão mais autoritárias? O neoliberalismo na região
27/10 - Aula 4: Novos ou velhos atores políticos? Conservadorismo e fundamentalismo na América do Sul
31/10 - Aula 5: Crise econômica generalizada? Desafios político-econômicos da região
3/11 - Aula 6: Brasil, América do Sul e o mundo: estamos em uma "nova onda rosa"?
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Ilustração: Joaquin Torres Garcia - America Invertida)
Palestrantes

Arthur Murta
Professor de Relações Internacionais na PUC-SP. Doutor em Relações Internacionais pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gabriel Marquim
Jornalista e professor, com passagens por veículos como CBN Recife e Jornal do Commercio (PE). Mestre em Comunicação pela UFPE e doutorando em Ciências da Religião na UNICAP. Participou do Vatican Youth Symposium, promovido pela ONU e pelo Vaticano, onde recebeu menção honrosa pelo trabalho social do qual é fundador.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulo Pereira
Professor da PUC-SP. Doutor e livre-docente em Relações Internacionais. Coordenador do Grupo de Pesquisas Internacionais sobre Políticas de Drogas no NETS/PUC-SP. Foi pesquisador visitante na Universidade de Ottawa, Canadá (2017-2018), e no Transnational Institute, Holanda (2022).
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
BETHELL, L. "O Brasil e a ideia de ‘América Latina' em perspectiva histórica". Estud. hist. (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, p. 289-321, Dec. 2009
CERVO, A. L. "A ideia de América do Sul". In: Inserção Internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2008 (p. 202-204)
BALLESTRIN, L. "América Latina e o giro decolonial". Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasilia, n. 11, p. 89-117, Aug. 2013.
IBARRA, D. "O neoliberalismo na América Latina". Revista de Economia Poli¿tica, vol. 31, no 2 (122), p. 238-248 abril-junho/2011.
SVAMPA, M. "Neoextractivismo y desarrollo" (Cap. 1, p. 14-30), "Fin de ciclo y nuevas dependencias" (Cap. 5, p. 90-103) e "Las dimensiones de la crisis en America Latina" (p. 119-123). In: Las fronteras del neoextractivismo en America Latina. Costa Rica: UCR, 2019.
SEMA?N, P. “¿Quie?nes son? ¿Por que? crecen? ¿En que? creen? Pentecostalismo y poli?tica en América Latina". Nueva Sociedad No 280, marzo-abril de 2019.
RODRIGUES, Thiago. Narcotráfico e militarização nas Américas: vício de guerra. Contexto Internacional, vol. 34, n. 1, 2012, p. 9 - 41.
Data
17/10/2022 a 03/11/2022
Dias e Horários
Segundas e Quintas, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 15/10.
Enquanto houver vagas.